O prefeito de Teresina Filho (PSDB) deve contratar nos próximos dias uma empresa para realizar 600 sepulturas na cidade. O contrato que prevê a dispensa de licitação já foi publicado no Diário Oficial do Município e tem o valor de R$ 1.232.182,28 (Um milhão duzentos e trinta mil, cento e oitenta e dois reais e vinte e oito centavos).
Foto: Reprodução / Gp1
De acordo com o contrato, as sepulturas tipo gaveta, devem ser construídas em cemitério da zona sudeste da cidade. O edital foi publicado na edição do último dia 22, do Diário Oficial. Até o dia de hoje (27), Teresina conta com nove mortes por Covid-19.
Outro lado
A SDU Sudeste informa que não foi efetivada nenhuma contratação de empresas para construção de sepulturas. A superintendência esclarece que foi publicado apenas aviso de dispensa de licitação para a realização do serviço, no caso de um possível aumento no número de mortes decorrente da COVID-19.
O objetivo seria evitar burocracia em um momento mais crítico, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina um prazo máximo de três horas para o sepultamento de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus. A Prefeitura tem trabalhado preventivamente para evitar o que vem acontecendo em várias cidades do país, onde o sistema funerário já entrou em colapso e os mortos estão sendo sepultados em valas comuns. As ações adotadas pelo município contemplam também pessoas não residentes em Teresina.(Carta Piauí)