O uso de máscaras se torna obrigatório em todo território piauiense segundo determina um decreto do Governo do Piauí. O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães falou sobre o documento que determina o uso de máscaras.
“Essa é mais uma medida de proteção, a máscara serve para que a gente tenha cuidado quando precisamos sair de casa principalmente, em espaços públicos, como supermercados e outras áreas que tenham trânsito de muita gente. Isso é de extrema importância para criarmos mais uma barreira de proteção e com isso não se contaminar com o coronavírus”, reforça.
A Sesapi monitora os casos de Covid-19 e detalha que o pico da epidemia no Estado deve acontecer na segunda quinzena de maio.
“Nesse momento o Piauí começa a entrar na projeção de maiores casos analisados por projeções de equipes de epidemiologistas que mostram que por volta de 16, 17 ou 18 de maio iniciaremos o pico da epidemia. Viemos observar que nas últimas semanas tivemos aumentos consideráveis, é claro que, muito por conta da utilização de testes rápidos. Muitos municipios do Piauí receberam os testes e estão fazendo a testagem de público alvo: profissionais de saúde, segurança. É cada vez mais importante que tenhamos medidas de prevenção, fora a questão da limpeza das mãos, e também o uso da máscara que é muito importante nesse momento”, garantiu o Herlon Guimarães.(Efrem Ribeiro)