Biblioteca Pública Municipal
Salutar a medida, merecedora de aplausos.Porém, deva-se dizer que de nada adianta investimentos em bibliotecas, nesta época de internet, redes sociais, etc., sem se fazer um trabalho intenso de incentivo à frequência de pessoas a estas bibliotecas. Inclusive campanhas de incentivo à leitura, sob pena destes espaços ficarem vazios, com a presença apenas de funcionários, como ocorre com a Biblioteca Municipal, onde apenas alguns “gatos pingados” aparecem esporadicamente para realizarem pesquisas.
A Biblioteca estadual, diga-se de passagem, tem até uma frequência razoável de pessoas, apesar de não ter um acervo dos melhores. Porém, a Biblioteca Municipal, que existe há décadas, com um acervo defasado, não possui um computador, sequer.
Criar ou modernizar bibliotecas nada acrescenta sem campanhas de incentivo à leitura
Biblioteca Estadual Ribeiro Magalhães
Foi publicado hoje em um Portal da cidade, uma notícia dando conta de que “Os estudantes que frequentam a Biblioteca Pública Estadual Prof. Ribeiro Magalhães, em Parnaíba, ganharão um incentivo a mais para irem àquele local. Isso porque, atendendo a uma solicitação feita pela deputada estadual Juliana Moraes Souza, o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, irá construir uma subestação elétrica para garantir o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado da biblioteca. Além disso, o secretário também garantiu o aumento do acervo, com livros atuais e de conteúdos variados para ajudar a fortalecer o hábito de leitura na população do município”.
A REALIDADE