A crise do leite

       A atividade leiteira é um negócio que não prospera no Piauí. Mesmo ostentando condições climáticas favoráveis, aí incluindo água farta e solo de boa qualidade, pois dispomos de lençol subterrâneo muito rico, rios perenes, solo aluvial de boa estrutura e clima tropical, ou seja, propício à vida, a bacia leiteira do Estado nunca deslancha.
       Um rápido olhar sobre a questão constata que, há tempos, ela vem patinando num “começa e acaba” sem fim. Isso impede o Piauí de formar um banco genético de alta qualidade, abortado pela sazonalidade do setor.
       Atualmente, o consumidor, cansado de tanto esperar pelo leite local de boa qualidade, já busca alternativa no leite longa vida, aquele da caixa, que normalmente é esterilizado e, consequentemente, sem qualquer valor nutritivo, mas que atulham as prateleiras dos supermercados.
       A verdade é que, no Piauí, falta profissionalismo no setor, que sempre se esquece de buscar o consumidor normal, que compra e paga. A opção do segmento produtor é sempre pelo setor público, condicionando tudo a políticas governamentais de incentivo, através da aquisição da produção. Daí, quando estas políticas sofrem qualquer paralisação ou interrupção, imediatamente o setor entra em colapso.
       Outro fenômeno interessante no setor é o fascínio que certos gestores públicos nutrem quando o dinheiro farto das “tetas generosas do governo” começa a jorrar. Logo adquirem uma Hilux e uma chácara, onde começam a criar umas vaquinhas, núcleo da futura vacaria. O problema é que, quando secam as “tetas do governo”, coincidentemente, secam também as tetas das vacas. Assim, o que parecia um excelente negócio se transforma em fiasco e, mais uma vez, o setor entra em crise.
        Em decorrência deste estado de coisas é que surgiu em Teresina um lucrativo comércio de vacas de leite adquiridas destas vacarias que rapidamente vão sendo desativadas e revendidas a pequenos fazendeiros. Estes, sim, efetivamente vivem da atividade.
       Agora mesmo, com a mudança de governo, o setor está vivendo nova crise. O que se sabe é que muitos, até ontem prósperos pecuaristas, estão se desfazendo de suas vacas leiteiras. E começam a chorar sobre o leite derramado.

Por:Zózimo Tavares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.