A eleição de Renan Calheiros ainda deixa sequelas. Hoje a Folha publicou uma lista dos senadores que votaram nele ou no seu adversário, Pedro Taques.
Uns se recusaram a declarar o voto, no que estão no seu direito, afinal, o voto é secreto e eles podem esconder de nós, eleitores que pagamos os salários deles. Outros mentiram, disseram que votaram no Pedro Taques e não votaram, porque o candidato da oposição teve menos votos do que o resultado final.
A surpresa é que senadores como Eduardo Suplicy, Paulo Paim e Wellington Dias declararam que votaram em Renan. Até o Renan votou no Renan. A lista completa está na internet.
No ano que vem, vai ser renovado um terço do senado, ou seja, nós vamos eleger um senador do nosso Estado. Todos vão tentar a reeleição, é óbvio. Quando eles baterem na nossa porta para pedir o voto, vai ser a nossa vez de perguntar para ele, educadamente, é claro: ”Excelência, em quem o senhor votou para presidente do senado?.’
Nesse momento você vai decidir se vota nele ou não, afinal, quando ele votou não consultou ninguém. Repetiram a prática de ficar de costas para o distinto público.
A maior surpresa dessa escolha foi o senador Suplicy ter declarado que votou no Renan.BLOG DO HERÓDOTO BARBEIRO