O encontro foi realizado em Parnaíba e reuniu representantes de várias cidades da região.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) promoveu na manhã desta quarta-feira (16), o 1º Encontro Regional de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec´s) da Planície Litorânea. O encontro ocorreu no Auditório “Prefeito Lauro Correia”, na Prefeitura de Parnaíba.
A primeira edição do encontro reuniu representantes das cidades de Parnaíba, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia e Murici dos Portelas.
Na programação, a palestra com o tema: “A importância das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec´s): o desenvolvimento de uma política de prevenção”, ministrada pelo diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa.
Em seguida, a palestra: “Nudec´s: a organização comunitária que fortalece a proteção civil”, apresentada pelo coordenador de Prevenção e Mitigação da Sedec, Ramon Rodrigues. O evento foi finalizado com apresentação da gerente de Cooperação Institucional da Cepro/Seplan, Joana Bispo, com o tema: “Piauí mais Resiliente”, dando espaço para um debate entre os participantes.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, conta que o encontro foi de suma importância para o alinhamento interno entre todo o Sistema Estadual de Proteção Civil, que envolve o repasse de orientações estratégicas para o fortalecimento da atuação das Comdec’s. “Foram repassadas orientações sobre todo o trâmite de construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, período da estiagem e, principalmente, sobre o projeto de implantação do “Cidades Resiliêntes”, uma cooperação técnica entre Sedec, Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e ONU-Habitat, para tornar os municípios da Planície Litorânea mais resilientes e adaptados ao contexto das mudanças climáticas”, explicou Werton.
Para a gerente de Cooperação Institucional Cepro /Seplan, Joana Bispo, os esforços em buscar parcerias e apoiar a construção de resiliência no Estado é fundamental . “O foco foi o Programa de Territórios Resilientes, em parceria com a ONU-Habitat, que busca a construção de capacidades multissetoriais para um desenvolvimento resiliente dos municípios da Planície Litorânea. Além disso, pudemos discutir iniciativas orientadoras, como o Plano Piauí 2030, em parceria com o PNUD”, finalizou a gerente.