Nesta quarta-feira (05), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu arquivar o processo apresentado pelo Partido Liberal (PL) contra o deputado André Janones (Avante-MG), requerendo a cassação do seu mandato por suposta prática do crime de “rachadinha”.
Com 18 deputados presentes na sessão, a medida teve 12 votos favoráveis e 5 contrários, o deputado federal piauiense Júlio Arcoverde (Progressistas-PI) foi um dos parlamentares que votou a favor do arquivamento.
Janones foi acusado pelo PL de cobrar parte do salário dos servidores lotados em seu gabinete em um suposto esquema ilegal. A denúncia se utilizou de reportagens publicadas no portal Metrópoles.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi o relator do caso e recomendou o arquivamento do processo, alegando que o conselho não poderia julgar atos anteriores ao mandato atual.
Confira os parlamentares que votaram a favor do arquivamento:
Albuquerque (Republicanos-RR);Ana Paula Lima (PT-SC);Guilherme Boulos (PSOL-SP);Jack Rocha (PT-ES);Jilmar Tatto (PT-SP);João Leão (PP-BA);Júlio Arcoverde (PP-PI)
Júnior Lourenço (PL-MA);Márcio Marinho (Republicanos-BA);Paulo Magalhães (PSD-BA)
Ricardo Maia (MDB-BA);Sidney Leite (PSD-AM)
Deputados que votaram pela cassação de Janones:
Bruno Ganem (Podemos-SP);Delegado Ramagem (PL-RJ);Domingos Sávio (PL-MG)
Marcos Pollon (PL-MS);Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Com informações do Portal da Câmara dos Deputados