Em lista divulgada pelo site Congresso em Foco elencando os parlamentares da Câmara dos Deputados mostrou que pelo menos 117 dos 513 deputados federais são alvo de investigações na justiça. O levantamento foi feito com base nos dados do Supremo Tribunal Federal (STF) e nos tribunais eleitorais e de justiça estaduais. Inquéritos e ações penais e eleitorais tramitando em todas essas instâncias foram levadas em conta na investigação.
Deputados piauienses são citados em lita de parlamentares mais investigados da Câmara dos Deputados
Na lista, três parlamentares piauienses são citados. O deputado Assis Carvalho, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), é um deles. Na descrição do inquérito movido contra o parlamentar há um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), INQ 3103 DIREITO PENAL | Crimes contra o Patrimônio | Apropriação indébita Previdenciária. Em seguida temos a deputada Rejane Dias (PT), com uma investigação com a seguinte descrição: Inq 4604 – Crime de licitação. Declinou para o TJ-PI. Por fim temos o deputado Átila Lira (Progressistas). O parlamentar também possui um inquérito no Supremo Tribunal Federal. Descrito como INQ – 4693 DIREITO ELEITORAL | Eleições | Recursos Financeiros de Campanha Eleitoral |Captação ou Gasto Ilícito de Recursos Financeiros de Campanha Eleitoral.
O site explica que todos os parlamentares citados na reportagem foram procurados, e o espaço continua aberto. Aqui você confere a lista com todos os 107 parlamentares citados, bem como os inquéritos nos quais estão sendo julgados e suas respectivas defesas.(Parlamento Piauí)