O prefeito de Parnaíba, Emanuel Brito, enfrentou forte pressão popular durante o chamado “café com bobagem”, realizado em sua residência. O encontro, que deveria ser uma ocasião para aproximar o gestor da população, acabou se transformando em um momento de cobrança intensa, principalmente em relação ao polêmico programa Minha Casa Minha Vida.
Apesar da tentativa de minimizar a situação com apoio de sua equipe de comunicação, a pressão dos populares foi além do esperado e gerou desconforto. Segundo relatos, Emanuel já previa que seria questionado, mas a reação saiu do controle. A orientação de aliados foi recorrer à fraca mídia para tentar “reverter a imagem” e apresentar a presença da população como demonstração de apoio, e não como protesto.
Um servidor da própria prefeitura, que preferiu não se identificar, revelou que até mesmo um vídeo de uma popular chorando teria sido montado para suavizar a repercussão negativa e abafar a verdadeira dimensão da insatisfação.
A crise de imagem do prefeito vem se agravando. O estilo antes visto como “menino bonito” e simpático agora desperta revolta em parte da população. Mais de 20 mil parnaibanos afirmam sentir-se lesados pela forma como a gestão tem conduzido o programa habitacional, marcada por acusações de falta de transparência, desrespeito e má administração.
A pressão popular sobre Emanuel Brito indica que a cobrança em torno do Minha Casa Minha Vida não deve arrefecer tão cedo, e o episódio do “café com bobagem” é mais um capítulo na crescente insatisfação dos parnaibanos com sua gestão. (Fonte: Jean Jorge/facerbook)