O governo do Estado deve anunciar nesta sexta feira o nome do novo diretor da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) em Parnaíba, à qual estão jurisdiconados 11 municípios da região. O informação foi obtida hoje junto a uma funcionária da GRE.
o nome será escolhido entre cinco concorrentes: Alcione Amorim Costa Filho, Maria do Rosário Carvalho Araújo, Maria do Socorro Aguiar(atual diretora), Narjara Machado Benício e Roberto Fernandes de Sousa.
Os candidatos se inscreveram obedecendo todas as exigências definidas em edital publicado pela Secretaria Estadual de Educação.O secretário Átila Lira(foto) afirmou, por diversas vezes, que o critério para a escolha seria meramente técnico, com base na meritocracia, exigindo inclusive dos candidatos tempo de serviço em Escolas do Estado.
Este ítem teria tirado da disputa o professor Iweltman Mendes, ex-secretário municipal de educação, que foi convidado pelo vice-governador Moraes Sousa Filho para suceder Socorro Aguiar no comando da G.R.E. Ele disse até que aceitaria o convite, porém exigiu que um dos nomes a serem preenchidos no Conselho Esradual de Educação fosse de um parnaibano.
Quem são os candidatos
Dos concorrentes 3 nomes já são bastante conhecidos pelos professores locais: A professora Socorro Aguiar, a atual titular do órgão; professor Alcione Amorim, que foi diretor da GRE no início do governo Wellington Dias, sendo substituído pela professora Fátima Carmino; e Roberto Fernandes, que foi diretor do Liceu Parnaibano, tendo trabalhado também na secretaria municipal de Cultura, de onde saiu por ocasião da campanha eleitoral.
Para observadores, a nomeação de pessoas para cargos de relevância do governo estadual em Parnaíba não vem sendo como gostaria o vice-governador Moraes Sousa Filho, talvez pelo fato de não constarem, na turma dele, muitos nomes de mérito. Aliás, sempre afeito a privilegiar amigos apedeutas, tem sobrado pra ele distribuir alguns DAS(ses) entre os seus