O Sindicato dos Médicos do estado do Piauí (Simepi) realizou uma fiscalização no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e constatou uma série de problemas que comprometem a qualidade do atendimento e colocam em risco a vida de pacientes e profissionais da saúde. Entre as principais irregularidades observadas, destaca-se o uso de macas do SAMU que não foram devolvidas, sendo utilizadas até mesmo para a realização de exames, o que impede a saída do SAMU para atender outras emergências, afetando a resposta a ocorrências em toda a região. A diretoria do hospital, em nota enviada ao infocopiaui.com (veja nota abaixo), informa que mantém índices exemplares no controle de infecções hospitalares, o que consolida a segurança e a qualidade do atendimento.
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Foto: arquivo/infocopiaui.com. |
A fiscalização contou com a presença da equipe da ouvidoria do município; equipe da Vigilância Sanitária; secretário de saúde do município, Paulo José dos Santos Araújo, e o prefeito eleito Francisco Emanuel.
Outro ponto crítico é a situação das ambulâncias na qual o Sindicato recebeu denúncias. Ambulâncias básicas ficam paradas no hall de entrada do hospital por horas, aguardando a regulação, enquanto há prioridade para a ambulância avançada – única unidade disponível para atender cinco cidades: Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Buriti dos Lopes e Cocal. Esse cenário sobrecarrega o sistema de emergência e limita a capacidade de resposta em casos graves.
Durante a fiscalização, foram constatadas também graves deficiências nas condições de trabalho dos profissionais de saúde. Os consultórios apresentam falta de ergonomia, as estruturas do hospital estão comprometidas com mofo, e os sistemas de climatização, como ar-condicionado das enfermarias, estão quebrados. Além disso, muitos trabalhadores enfrentam vínculos precários de trabalho, agravando a situação de instabilidade e comprometendo o atendimento à população.
“O Simepi reafirma seu compromisso com a defesa da dignidade e das condições adequadas de trabalho para os profissionais de saúde e exige providências imediatas para garantir que o HEDA ofereça um atendimento seguro e de qualidade para todos os pacientes. É urgente que as autoridades responsáveis atuem para resolver esses problemas e garantir a eficiência no sistema de saúde”, ressaltou o Sindicato.
Nota de esclarecimento
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e seu Anexo II, Hospital Nossa Senhora de Fátima, sob gestão do Instituto de Cidadania e Saúde (Isac), reafirmam o compromisso com o atendimento à saúde e o bem-estar de seus pacientes e colaboradores. Em resposta aos questionamentos formulados pelo Sindicato dos Médicos do Piauí, notadamente quanto à fiscalização realizada nas unidades nessa segunda-feira (18), esclarecemos que, não obstante os apontamentos efetuados, o HEDA mantém índices exemplares no controle de infecções hospitalares, o que consolida a segurança e a qualidade do atendimento. Em 2024, as taxas de infecção hospitalar na unidade permanecem, em sua maioria, dentro do intervalo aceitável de 5% a 14%, conforme as estimativas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A melhoria alcançada após assunção do Instituto, foi fato de reconhecimento e premiação em decorrência da redução das infecções de 83.3% para 7.2% ainda no primeiro ano de gestão, elevando o HEDA à classificação de Hospital com alta conformidade, pela referida agência regulamentadora.
A par disso, as instalações do Hospital estão em processo de ampla reforma para melhora e ampliação da estrutura e oferecimento de um ambiente mais acolhedor a todos.
A primeira etapa das obras de reforma e ampliação foi concluída com a revitalização da enfermaria ortopédica. Do mesmo modo, foram instalados mais de 150 novos aparelhos de ar-condicionado, cumprindo-se cronograma previamente estabelecido para, em breve, abarcar a refrigeração integral de todas as áreas do Hospital, que ainda não ocorreu em função da capacidade da rede elétrica das unidades.
Além disso, foram adquiridos mais de 125 novos colchões também no primeiro ano de gestão do Instituto e, no último mês, 50 capas de colchões foram reformadas. O processo de renovação do enxoval se dá de forma contínua e programada, a fim de não impactar o perfeito funcionamento do hospital, uma vez que a unidade possui alta demanda e alta rotatividade. Camas, poltronas, cadeiras e sofás, compõem também os itens já substituídos no contínuo processo de melhoria.
Setores do hospital e do anexo estão sendo ainda pintados, com previsão de revitalização completa das instalações., onde podemos destacar:
1. Revitalização da porta de entrada e fachadas;
2. Implantação do acolhimento com classificação de risco de acordo com o protocolo de Manchester com a criação de mais uma sala de acolhimento, visando dar mais agilidade na classificação dos pacientes e consequentemente o atendimento;
3. Ampliação e melhoria da ambiência do refeitório dos colaboradores;
4. Revitalização da sala de medicação;
5. Instalação da nova caixa d’agua, garantindo o abastecimento contínuo de água e proporcionando um ambiente mais seguro e higiênico para pacientes e profissionais de saúde;
6. Aquisição de equipamentos e instrumentais cirúrgicos, possibilitando a operacionalização das 5 salas de cirurgia, antes só operavam 3 salas;
7. Recomposição de equipe de anestesiologia para atendimento de 100% das salas cirúrgicas;
8. Aquisição de novos equipamentos, entre outros.
As etapas seguintes incluem a reforma geral e a ampliação do hospital, com previsão de conclusão prevista para setembro de 2026.
Por ocasião de apontamento específico, informamos que os materiais atualmente alocados na enfermaria serão retirados para a instalação de gases medicinais, que está em fase final, sob responsabilidade da empresa contratada.
Quanto à segurança e condições de trabalho dos colaboradores, frisa-se que o HEDA observa rigorosamente as normas de saúde ocupacional, bem como as normativas legais que versam acerca do dimensionamento de profissionais, tendo seu quadro ajustado e atuando consoante legislação vigente. Cumpre ressaltar que, recentemente, a unidade conquistou o selo Great Place to Work (GPTW), que a reconhece como uma das melhores instituições para se trabalhar, reforçando nosso compromisso com a valorização profissional. Quanto à superlotação verificada, necessário pontuar que esta é um reflexo direto do intenso volume de atendimentos, que tem aumentado consideravelmente devido à importância do HEDA como hospital de referência em todo o Estado. Além de ser o principal centro de atendimento para a população de Parnaíba, o HEDA também presta serviços essenciais à planície litorânea e à região de Cocais, abrangendo um grande número de municípios. Esse elevado fluxo de pacientes, que demandam cuidados médicos urgentes e especializados, tem gerado uma pressão constante sobre a capacidade do hospital, reforçando a necessidade de investimentos e melhorias na infraestrutura para garantir o atendimento de qualidade a todos os que dependem deste serviço, o que tem sido efetuado com base no planejamento orçamentário disponível. Importante destacar que o dimensionamento da equipe médica do pronto atendimento pediátrico e Pronto Socorro Geral, estão sendo realizados de acordo com o que preconiza as legislações pertinentes das categorias como, CFM, COFEM, Portarias do Ministério da Saúde dentre outras, considerando a demanda diária de pacientes com base em uma série histórica anual de atendimentos e suas variabilidades.
Por fim, entendemos que há muitos desafios a serem vencidos, e os resultados já obtidos nos motivam a fazer sempre o melhor a cada dia, por isso a gestão do HEDA reforça o compromisso com a qualidade do atendimento e a segurança de todos, fortalecendo nossa missão de oferecer um serviço de saúde humanizado e eficiente.
Atenciosamente,
Dr. Carlos Teixeira
Diretor Técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
(Com informações de Eduardo Machado infocopiaui)