Dr. Hélio defende diálogo em debate sobre revisão territorial no litoral piauiense

 O deputado Hélio Isaías (PT) comentou, nesta terça-feira (25), sobre a solicitação do secretário de administração de Ilha Grande, Tony Farias, para revisão territorial de uma parte da costa litorânea piauiense que atualmente pertence a Parnaíba.

Segundo Hélio Isaías, a reivindicação precisa ser discutida dentro dos mecanismos legais, evitando insegurança jurídica para os investidores. O deputado destacou a importância da região para o turismo e afirmou que impasses como esse devem envolver diversos órgãos, como a Semarh, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa do Piauí, para garantir que a economia da região não seja prejudicada por causa de pendências judiciais.  

“Olha, em toda região do litoral,  existem várias demandas a serem resolvidas, inclusive referentes a linha da maré. Há todo um trabalho a ser feito em termos de levantamento e georreferenciamento. As pessoas precisam encaminhar, dentro da lei, suas insatisfações para que nós tenhamos a segurança jurídica. Nosso litoral é um destino muito importante para investimento no turismo, então é necessário essa segurança. O investidor precisa ter garantia de que está colocando recursos em um local sem nenhuma demanda a ser resolvida por parte da Justiça. Acho que é importante ser discutido nessa linha, envolvendo Semarh, Tribunal, a assembleia e as prefeituras”, destacou o deputado.

O parlamentar afirmou ainda a necessidade de uma manifestação por parte do prefeito de Parnaíba, Novo Francisco (PP), para que o diálogo seja feito, mesmo diante de reivindicações que possam ser “sem embasamentos”.

 “Ninguém pode prescindir de dialogar ainda que em muitas situações sejam reivindicações sem embasamento”, concluiu Hélio

Entenda o caso

O Secretário de Administração de Ilha Grande, Tony Farias, anunciou em suas redes sociais que irá solicitar novo mapeamento da costa litorânea com objetivo de reaver as praias que hoje pertencem à Parnaíba. A proposta é baseada na insatisfação do Secretário sobre o que considera uma injustiça histórica, afirmando que a faixa costeira da cidade de Ilha Grande foi drasticamente reduzida.  

“Foi tirada da nossa cidade toda sua costa de mar, deixando apenas um pontinho. Quero dizer que um dos meus grandes objetivos é lutar para que Ilha Grande seja ressarcida e para que seja feito um novo mapeamento, para que Parnaíba devolva nossas praias. Essa injustiça precisa ser reparada e estou disposto a lutar até o fim para que a gente tenha uma praia com acessibilidade e possa desenvolver empreendimentos”, afirmou o secretário. (r10)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.