O deputado Dr. Hélio (PL) advertiu nesta quarta-feira (11/08) a população piauiense sobre a disseminação da variante Delta da Covid-19 no Brasil, assinalando que ela é muito contagiosa e vem crescendo no Rio de Janeiro onde representa 45% das amostras de contaminações e em São Paulo, com 23% das amostras.
“Essa variante já vem atingindo todo o Brasil e as vacinas são eficazes para combatê-la”, afirmou ele, assinalando que é importante que as pessoas continuem sendo imunizadas contra o novo coronavírus.
Dr. Hélio lembra que o Governo do Piauí tem feito um trabalho exemplar no combate à pandemia, tendo à frente o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde, Florentino Neto. Ele frisou que, devido a esse trabalho, a variante Delta ainda não tem prevalência grande no estado.
O parlamentar acrescentou que a vacinação impede que menos pessoas adoeçam se tiver contato com a variante Delta e lembrou que a redução das contaminações pelo novo coronavírus no Piauí possibilitou a menor ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o retorno das cirurgias eletivas nos hospitais, como as ortopédicas, bem como dos mutirões da catarata.
O orador informou que cerca de 500 pacientes fizeram cirurgia de catarata no litoral piauiense no último final de semana. “Consideramos acertada a decisão da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) de intensificar os mutirões de catarata, bem como de outras cirurgias”, assinalou.
O deputado Paulo Martins (PT), em aparte, disse que, devido à vacinação, houve crescimento das vendas no comércio de Teresina e que é importante que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose do imunizante para evitar o aumento das contaminações pela Covid-19.
Dr. Hélio Oliveira concordou com Paulo Martins e declarou que as pessoas devem tomar a segunda dose para que fiquem completamente imunizadas contra a Covid-19. Ele afirmou que a vacinação permitirá o retorno da normalidade e que é requisito básico para que “tenhamos um final de ano em que poderemos nos abraçar e agradecer a Deus e à ciência pela vitória contra a pandemia”. (Fonte: Alepi)