A Polícia Civil do Piauí, através das 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba (DEAMGV) e 2ª Seccional Parnaíba, realizou no dia D da operação virtude, 26, visita institucional ao Abrigo São José, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade.
A ação tem o objetivo de garantir o direito dos idosos regulado no Brasil, em 1º de outubro de 2003, quando foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.
Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Para realizar denúncias em Parnaíba, a pessoa pode registrar boletim de ocorrência diretamente na Delegacia Especializada no Atendimento À Mulher e aos Grupos Vulneráveis. Pelo Disque 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal, qualquer pessoa também pode realizar denúncia de forma anônima, informando dados principais como nome, local e tipo de crime. A denúncia seguirá também para a Polícia Civil.