O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou na tarde desta quarta-feira (28) o Disque-Eleições que pretende auxiliar eleitores a fazer denúncias, combater a desinformação e tirar dúvidas relacionadas às eleições de 2024. O Disque-Eleições tem como tema “Sua fonte segura de informação, sua voz contra a desinformação”.
O canal oferece possibilidades para que os eleitores, partidos políticos, coligações e candidatos façam denúncias ou reclamações. Além disso, presta serviços tais como: orientação sobre local de votação, condutas vedadas, informações de mesários, prestações de contas, além de pendências nos registros de candidaturas.
Solenidade de lançamento do Disque-Eleições
Segundo o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a iniciativa reafirma o compromisso do Tribunal quanto à proteção e ao fortalecimento do processo democrático.
Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI)
“O TRE demonstra sua preocupação não apenas em orientar eleitoras e eleitores, mas também em assegurar que o pleito ocorra de forma íntegra, sem interferência que possa comprometer o equilíbrio e a legitimidade do processo eleitoral”, destacou.
Para o desembargador Ricardo Dantas, vice-presidente do TRE-PI e Corregedor Regional Eleitoral, a iniciativa é importante por facilitar a realização de denúncias durante as eleições.
“O número de denúncias no país está acontecendo numa proporção gigantesca, é uma denúncia a cada minuto. Então, estejamos preparados no nosso Estado para corresponder às expectativas e nesse tipo de ação ou de interferência precisa ser de imediato, cortar logo o mal pela raiz”, ressaltou.
Canal de denúncias contra desinformação
De acordo com Paula Alvarenga, coordenadora do Disque-Eleições, a grande novidade deste ano é que o canal vai funcionar também como uma ferramenta de denúncias contra a desinformação no processo eleitoral.
“O Disque Eleições vai receber relatos de fatos inverídicos ou descontextualizados sobre o processo eleitoral, divulgados nas redes sociais e outros meios de comunicação. Portanto, passará a ser um instrumento para auxiliar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), criado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, explicou.
Veja como acessar o serviço
O Disque-Eleições vai funcionar até o dia das Eleições, 6 de outubro deste ano, pelo número 0800 237 1000 das 8h às 18h. O serviço conta também com o WhatsApp (86) 2140-9226. Além disso, as demandas também poderão ser enviadas pelo e-mail: disqueeleicoes@tre-pi.jus.br. (O Dia)