A Câmara Municipal de Teresina aprovou na manhã desta quarta (26) o título de cidadão teresinense para a deputada estadual Gracinha Mão Santa. A concessão da honraria foi marcada pelo questionamento de vereadores do partido dos trabalhadores que chegaram a afirmar que a parlamentar parnaibana não teria serviços prestados por Teresina. Em resposta o propositor da matéria, Aluísio Sampaio (PP), criticou o que chamou de “política rasteira”
Gracinha foi uma das deputadas eleitas com a pior votação na capital, a parlamentar parnaibana obteve no último pleito de 2022 apenas 2.862 em Teresina, sendo a quinta deputada eleita menos votada no maior colégio.
Deputada Gracinha Mão Santa durante sessão plenária na Assembleia
Em defesa do título, Aluísio Sampaio alegou que a parlamentar trabalha pela capital desde os tempos em que o pai, o ex-governador Mão Santa, comandava o executivo estadual . Durante a votação Dudu e Venâncio questionaram a atuação de Gracinha em favor de Teresina e criticaram a proposta recente dela de conceder o título de cidadão piauiense ao empresário Elon Musk. Venâncio inclusive se absteve de votar a favor do título.
Aluísio Sampaio rebateu os ataques dos parlamentares petistas.
“Eu acho que não é nem faltar respeito com a deputada Gracinha, a gente não pode é politizar. Sou um vereador de oposição e já reconheci atitudes positivas de governo. A gente não pode fazer uma política rasteira, temos que fazer uma política com altivez. A deputada Gracinha é uma deputada corajosa, merece todo o respeito de qualquer casa legislativa do Brasil”, afirmou.
Vereador Aluísio Sampaio durante entrevista
Desde o início da atual legislatura Gracinha tem sido a principal opositora de Rafael Fonteles na Assembleia. Dudu diz desconhecer a atuação da deputada em Teresina.
“O título de cidadania teresinense é dado a quem ajuda a construir a cidade. Eu em deferência ao próprio Aluísio votei favorável, agora desconheço o trabalho da deputada Gracinha em Teresina. Ele que apresente o que foi que ela apresentou de emenda para a cidade para a gente ver quem está com a verdade. A gente tem uma deputado que propõe um título para o Elon Musk ? Não é alguém que quer construir Teresina nem o Brasil”, concluiu.
A deputada Gracinha Mão Santa foi procurada pela reportagem na Assembleia Legislativa do Piauí, porém não foi localizada nesta quarta.(Tarcio Cruz/O Dia)