Empresário Junno Pinheiro Campos, investigado pela PF, possui 19 empresas

Polícia Federal (PF), deflagrou na semana passada a Operação Quebra-Ossos, que investiga um suposto esquema para desvio de verbas do orçamento secreto em cidades do Maranhão. Os mandados da operação foram cumpridos em Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Caxias e Timon, no Maranhão; e em Parnaíba e Teresina, no Piauí.

PF prendeu dois irmãos suspeitos de integrarem o esquema de fraudes em contratos que supostamente serviriam para desviar dinheiro de emendas. Além deles, outras seis pessoas estão sendo investigadas, entre eles o empresário do ramo de distribuição de medicamentos e marina, Junno Pinheiro Campos de Sousa, que possui participação em 19 empresas nos Estados do Piauí, Maranhão e Amapá.

Empresário Junno Pinheiro Campos de Sousa é investigado pela Polícia Federal 

Empresário Junno Pinheiro Campos de Sousa é investigado pela Polícia Federal 

Junno Pinheiro, de 40 anos, é sócio-administrador, desde 2010, da Central de Laudos e Servicos Ltda, com sedes na cidade de Macapá, no Pará; e Timon, no Maranhão. A empresa é outra que consta nas investigações da PF. 

Das 19 empresas, 18 estão Ativas, sendo 14 do tipo Matriz e 5 do tipo Filial. A empresa mais antiga é a THE SERVICE EQUIPAMENTOS MEDICO E HOSPITALAR LTDA, aberta em 06/02/2017 e atualmente ATIVA. Já a mais recente é a VM MARINA LTDA, aberta em 15/06/2020 e atualmente ATIVA. O capital social das empresas somam cerca de R$ 2.680.000,00. Atualmente Junno tem 20 Sócios em outras empresas cadastradas no CNPJ. 

A PF investiga os crimes de peculato (apropriação de bem público), inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitação e lavagem de capitais. 

Segundo o Portal da Transparência, ferramenta disponibilizada pela Controladoria-Geral da União – CGU, as empresas onde Junno Pinheiro participa são:

VELHO MONGE EMBARCACOES TERESINA LTDA (Teresina)

VM DERIVADOS DO PETROLEO LTDA (Teresina e Parnaíba)

PROJETO VIDA TERESINA LTDA (Teresina)

CONSERV CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA (Teresina)

PINHEIRO & SOUSA SERVICOS MEDICOS LTDA (Teresina)

VELHO MONGE EMBARCACOES LTDA (Parnaíba)

VM JET BOATS INDUSTRIA DE PRODUTOS NAUTICOS LTDA (Parnaíba)

VM POWER SPORTS LTDA (Teresina, Parnaíba e Barreirinhas-MA)

VM MOTORS LTDA (Parnaíba e Barreirinhas-MA)

VM PROMOCOES DE VENDAS LTDA (Teresina)

CENTRAL DE LAUDOS E SERVICOS LTDA (Timon e Macapá)

THE IMAGEM COMERCIO E REPRESENTACAO LTDA (Teresina)

THE SERVICE EQUIPAMENTOS MEDICO E HOSPITALAR LTDA (Teresina)

VM MARINA LTDA (Parnaíba)

Acusação de homicídio

O empresário Junno Pinheiro, também é acusado de homicídio doloso no trânsito, por envolvimento em um acidente que matou o arquiteto João Vitor Oliveira Campos Sales. Junno e um outro acusado serão julgados no dia 24 de janeiro de 2023.

Junno Pinheiro também é acusado de homicídio doloso no trânsitoJunno Pinheiro também é acusado de homicídio doloso no trânsito

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí, na madrugada do dia 1º de julho de 2019, o empresário, após ingerir bebida alcoólica, teria participado de um racha em via pública, junto com Walber Anderson. 

No momento da disputa, o empresário colidiu o veículo contra barrancos de concreto e contra uma banca de revistas, causando a morte do arquiteto.(Fonte: Meio Norte)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.