Envolvido em chacina de pedreiros em Parnaíba morre em troca de tiros com a PM em Tutoia

Jonathan Araújo era conhecido no mundo do crime como
Jonathan Araújo era conhecido no mundo do crime como “22”, em referência às 22 execuções que teria cometido

Um dos criminosos mais perigosos e procurados do Nordeste, Jonathan de Araújo Vidal, de 26 anos, morreu em troca de tiros com policiais militares do Maranhão na manhã deste domingo (5), no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia (MA).  Segundo a Polícia Federal, Jonathan era apontado como líder de uma facção criminosa da região e possuía múltiplos mandados de prisão nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, inclusive por envolvimento na chacina de três pedreiros ocorrida em Parnaíba em 2023.

Conhecido no mundo do crime como “22”, em referência às 22 execuções que teria cometido, sua atuação no mundo do crime se estendia por cidades como Tutóia, São Bernardo, Santa Quitéria e, no Piauí, Parnaíba, ampliando a influência da facção na faixa de divisa entre os três estados.

Jonathan respondia por crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava foragido desde maio de 2024, quando escapou da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Piauí.

Envolvimento em Chacina

Entre os crimes atribuídos a ele, a polícia destaca o envolvimento na chacina de três pedreiros, ocorrida em 14 setembro de 2023 em Parnaíba. As vítimas foram: Antônio Santos Souza, Joaquim Severiano da Silva Filho e Leandro dos Santos Oliveira. Outros dois homens, Kleiton Junio Carvalho Silva e Rodrigo Carvalho da Silva, conseguiram sobreviver. A emboscada se deu quando as cinco vítimas, todos pedreiros, estavam em deslocamento em um veículo para uma obra de construção civil onde trabalhavam em Luís Correia.

Ele também era investigado pelo assassinato de um casal na MA-034 e pelo homicídio de um mecânico em seu estabelecimento comercial, ambos em Tutóia.

A Polícia Militar informou que, durante a tentativa de cumprimento dos mandados judiciais, o investigado reagiu à abordagem policial, sendo atingido no confronto. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No local, foram apreendidas duas armas de fogo e substância entorpecente, que foram encaminhadas para a perícia técnica.

A ação é resultado de levantamentos de inteligência da FICCO/PI, reforçando a cooperação entre as forças de segurança no combate ao crime organizado interestadual. A FICCO é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí.(piauihoje)

Fonte: Polícia Federal

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.