
Paróquia Santa Ana
Caros irmãos,
Semanas atrás apareceu em Parnaíba um jovem que se diz *“padre” anglicano*. Já celebrou sua missa em vários lugares, mas escolheu a Comunidade Parque Estevão como sua área predileta. Lá começou distribuir sopinha e cadastrar o povo à sua Igreja.
Temos a liberdade religiosa. Ninguém pode proibir este “padre” pregar sua doutrina, mas é muito feio mentir e manipular o povo. Jamais autorizei ele tomar conta da comunidade Nossa Senhora das Graças que fica no Parque José Estevão. Ele não comunga da nossa fé. Jamais autorizo ele celebrar no Centro Social, construído com tanto sacrifício por Dom Alfredo. Seria uma invasão do local que pertence à Igreja Católica. Lá funciona creche, catequese e realizam-se celebrações da Missa e da Palavra.
Diante de tanta confusão pautando-me no parecer da Igreja Católica, decidir escrever uma carta de esclarecimento sobre a origem da doutrina anglicana e a nulidade de sua ordem.
*Anglicanismo* é a doutrina protestante *que veio do cristianismo*, empossada pela força do poder do *rei Henrique VIII*, que surgiu na Inglaterra em 1534.
*Como surgiu?*
O rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, tendo com ela apenas uma única filha sobrevivente, e assim, não tinha descendente masculino que assumisse o trono em seu lugar. Deste modo, o rei pretendia se divorciar para casar-se novamente. Porém, o pedido de anulação do seu casamento não foi aceito pelo Papa Clemente VII.
Com isso, o rei decide romper com Roma e criar sua própria religião que ficou conhecida: a Igreja Anglicana, cuja cabeça seria o próprio rei. E aos que não aceitassem a nova doutrina teriam suas vidas ceifadas, dentre estes, Padres e Bispos. Neste momento, a Igreja na Inglaterra deixa de ser Católica Apostólica Romana e passa a ser reformada.
*No Brasil* a Igreja Anglicana existe legalmente desde 2009.
*Porque a Igreja Anglicana perdeu a sucessão Apostólica?*
O Santo Padre Leão XIII, depois de consultar teólogos e historiadores, declarou, que *o anglicanismo havia perdido sucessão apostólica*; pois quando a igreja da Inglaterra caiu em heresia, comprovou-se que os sacramentos, *incluindo o sacramento da ordem*, adotaram uma nova doutrina que os anulou.
A partir daquele momento, todo candidato às Ordens Sacras foi sagrado de forma inválida, porque os novos “sacramentos”, dentre eles a *Eucaristia e a Ordem já não eram mais os mesmos da Igreja Católica*. A intenção não era mais sacrifical, mas protestante.
*Sendo assim, todos os “padres” ordenados nesta Igreja já não eram padres e muito menos bispos.*
O diálogo ecumênico que intensificou com João Paulo II agora encontrou novas dificuldades por causas das novas práticas a Igreja Anglicana. Tais práticas são:
Ordenação de mulheres;
Benção para casais divorciados (como foi o caso do Príncipe de Gales com Camilla Parker-Bowles);
Uniões homossexuais equivalentes ao matrimônio;
O sacerdócio concedido a gays ativos e assumidos.
*CONVITE*
TENHO A ALEGRIA DE COMUNICAR QUE A PARTIR DE 06 DE OUTUBRO RETOMAMOS COM AS CELEBRAÇÕES TODOS OS DOMINGOS AS 08H:30.
LOCAL: Centro Social Parque Estevão
Em cada *III domingo do mês haverá Santa Missa*
Pe. Estevão Mitros
Pároco da Paróquia Santa Ana