ESPECIAL: Saiba quais deputados do Piauí já foram prefeitos e de quais cidades

Na Assembleia Legislativa do Piauí, dos atuais 39 deputados estaduais (considerando titulares e suplentes em exercício), oito já foram prefeitos de municípios do interior do estado. Na bancada federal, dos 10 parlamentares com assento em Brasília, três já administraram prefeituras municipais.

Quem são eles?

No quarto mandato seguido, o deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) começou a vida pública como prefeito da pequena cidade de Porto Alegre do Piauí, a 350 km de Teresina. Ele foi o primeiro prefeito após a emancipação do município, eleito em 1996 e reeleito em 2000. Quando se elegeu pela primeira vez, tinha apenas 25 anos. 


Gustavo Neiva prefeito aos 21 anos e hoje deputado

O grupo político liderado pela família de Gustavo Neiva comanda a prefeitura até hoje e nunca foi derrotado ao longo de 28 anos de existência do município.

Quem também começou a vida pública como prefeita, aos 22 anos, foi a deputada estadual Janaínna Marques (PT). Ela foi eleita prefeita de Joca Marques, cidade que leva o nome do seu avô, em 1996. Se reelegeu em 2000. Janaínna é a deputada que mais exerceu mandatos de prefeita, pois ao encerrar os oito anos em Joca Marques migrou para Luzilândia, onde foi eleita prefeita em 2004 e 2008.


Janaínna tomando posse em 1º de janeiro de 1997 como prefeita e hoje deputada estadual

Janaínna acabou cassada no último mandato em Luzilândia, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pôs fim aos chamados “prefeitos itinerantes”, que migravam de uma cidade para outra para se reelegerem sucessivamente.

Outra que já exerceu mandatos de prefeita foi a deputada estadual Ana Paula Mandes (MDB). Assim como Gustavo Neiva e Janaínna Marques, ela também entrou na vida pública em 1996, quando foi eleita prefeita de Sebastião Leal, na região Sul do Piauí. Foi reeleita em 2000.


Ana Paula foi prefeita de Sebastião Leal (Foto: Jorge Bastos/Ccom)

O petista Francisco Limma, que está no terceiro mandato de deputado estadual, também começou a carreira política como prefeito. Ele exerceu dois mandatos seguidos na prefeitura de São João do Arraial, no Norte do Piauí. Foi eleito em 2004 e reeleito nas eleições municipais de 2008.


Limma quando era prefeito e hoje deputado estadual (Fotos: Reprodução/Instagram)

Quatro deputados estaduais que foram prefeitos são novatos na Assembleia Legislativa. Todos eleitos em 2022. Dr. Thales Coelho (Progressistas) foi prefeito de Paquetá por dois mandatos, eleito em 2016 e 2020. Em 2022 ele renunciou à prefeitura para se candidatar a deputado estadual. 

Dr. Gil Carlos (PT) também foi prefeito duas vezes. Governou o município de São João do Piauí de 2013 a 2020. Gil foi presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) durante um dos seus mandatos como prefeito.

Rubens Vieira (PT) foi prefeito de Cocal, no Norte do Piauí, por dois mandatos. Se elegeu nos pleitos de 2012 e 2016. Vieira é um dos poucos deputados que, antes de ser prefeito, foi vereador. Ele exerceu dois mandatos de vereador em Cocal. 


Thales, Gil Carlos, Rubens e Hélio Rodrigues: quatro novatos já foram prefeitos (Fotos: Lupa1 | Alepi)

Trajetória semelhante é a de Hélio Rodrigues (PT), suplente em exercício na Assembleia. Hélio foi prefeito do município de Hugo Napoleão duas vezes, eleito em 2012 e 2016. Antes, foi vereador na cidade.

NA BANCADA FEDERAL

Entre os membros da bancada federal do Piauí, são três os que já foram prefeitos. Júlio César (PSD) administrou o município de Guadalupe, no Sul do Piauí. Ele foi prefeito nomeado por quase 10 anos, em razão de Guadalupe ter sido transformado, na década de 1970, em área de segurança nacional. 


Júlio César empossado prefeito em 1977 e atualmente deputado federal (Foto: Lupa1)

Em 1989, voltaria a ser prefeito de Guadalupe eleito pelo voto popular, ficando quase três anos no cargo, até renunciar para assumir uma secretaria no Governo do Estado.

Quem também já foi prefeito foi Florentino Neto (PT). O político, que está em sua primeiro mandato na Câmara Federal, comandou a prefeitura de Parnaíba, no litoral do Piauí, por quatro anos. Foi eleito em 2012, mas não conseguiu se reeleger em 2016, quando perdeu para Mão Santa.


Florentino quando prefeito, em 2014, e atualmente deputado federal (Fotos: Redes Sociais)

O outro deputado federal que também teve a experiência de prefeito é Francisco Costa (PT). Ele teve uma ascensão meteórica na carreira política. Em 2008, começou a vida pública como prefeito da pacata cidade de São Francisco do Piauí, sendo reeleito em 2012. 


Dr. Francisco quando prefeito e atualmente deputado

Renunciou ao segundo mandato em 2015 ao ser convidado para ser secretário de Saúde do Piauí. Em 2018 foi eleito deputado estadual e em 2022 venceu as eleições para deputado federal.(Gustavo Almeida)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.