Por:Renato Santos Júnior
Acredito que a partir da próxima semana – com as definições esperadas a nível federal – a campanha política em todos os níveis ganhará nova dinâmica.
Sem competência suficiente para comentar o que acontece a nível federal, reservo-me a tecer comentários sobre a arena estadual.
No Piauí, como em várias outras unidades federativas o quadro eleitoral poderá sofrer alterações para a eleição dos cargos majoritários.
Quanto a eleição para cargos proporcionais acredito que as mudanças não sejam de maior vulto.
Em Parnaíba, em particular, se observa que alguns candidatos estão com muito “bafafá” e poucos votos. Na esfera federal se observa que o candidato a Deputado Federal Paes Landim faz uma campanha discreta, porém bem alicerçada na sua fidelidade ao eleitorado e por ter sido o Deputado Federal que nos últimos oito anos mais tem destinado recursos aos municípios da Planície Litorânea, fatos que o credenciam como bom de voto.
Outro candidato que tem marcado boa presença na região é Heráclito Fortes, principalmente nos municípios de Parnaíba e Luis Correia para os quais já colaborou bastante desde a década de 1980.
No campo dos candidatos à Assembléia Legislativa a candidata Juliana dispõe de uma estrutura de campanha milionária permitindo-lhe boa mobilidade. Entre os novos candidatos, Ricardo Véras vem fazendo uma campanha simples mas muito eficiente. Suas principais forças residem na confiança que inspira no eleitor, na sua proximidade do eleitorado jovem que para ele soma uma boa votação. Acrescente-se ainda que o candidato Ricardo Véras tem um posicionamento de lealdade às suas idéias e isso é muito importante para um político que começa uma carreira buscando firmar-se distanciando-se das velhas prática e aproximando-se das mudanças saudáveis.
(Extraído do facebook)