Estudantes e professores realizarão ato unificado em defesa da Educação Pública

A ação será na quinta-feira, 09, às 16h, com concentração em frente a UFDPar

Docentes e discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secundaristas da Educação Básica realizarão nessa quinta-feira,09, às 16h com concentração em frente a UFDPar, o ato unificado contra os cortes orçamentários na educação pública. A ação, que acontecerá em todo o país, reivindica a suspensão do corte linear de 14,5% no orçamento dos ministérios e às perdas da educação brasileira.

De acordo com o coordenador da ADUFPI Regional Parnaíba, Osmar Alencar Júnior, o bloqueio nos recursos terão repercussões negativas no cotidiano da educação brasileira pública. “O bloqueio proposto pelo Governo de Jair Bolsonaro causará inúmeros prejuízos para o aprendizado e permanência dos estudantes com diminuição das políticas públicas que auxiliam estudantes de baixa renda, como é o caso, dos restaurantes e residências universitárias e bolsas de estudo, além da manutenção dos prédios com pagamentos de despesas essenciais como água, luz, contratação de serviços de limpeza e segurança” comenta Osmar.

O corte no orçamento representa para as Instituições Federais de Ensino Superior R$ 1 bilhão a menos em um orçamento já bastante enxuto. Ao lado dessa irresponsabilidade orçamentária, a fome, miséria e o desemprego invadiram os lares da população brasileira.

Deixe uma resposta