Estudantes levam atendimento e cidadania à comunidade da Ilha das Canárias

Cerca de 70 estudantes, professores, coordenadores e colaboradores da Afya participam, no dia 10 de outubro, de uma expedição à comunidade ribeirinha da Ilha das Canárias, em Araioses (MA), na região do Delta do Parnaíba. A ação integra a terceira edição do projeto Pontes para o Cuidado, promovido pela Afya Parnaíba em parceria com a Diretoria de Ensino Afya. A iniciativa reúne acadêmicos de diferentes áreas e unidades da instituição em uma experiência de extensão, formação interprofissional e atuação junto à comunidade. O grupo deixará a Afya Faculdade de Parnaíba às 6h30, seguindo por transporte terrestre até o Porto dos Tatus, onde embarcará em direção à ilha.

Foto: Reprodução | DivulgaçãoOk

A programação será realizada durante toda a manhã e terá atividades voltadas à promoção da saúde, educação, cidadania e qualidade de vida. Participam estudantes dos cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Farmácia, além de quatro acadêmicos selecionados de outras unidades da Afya por meio de um edital nacional de mobilidade extensionista. Na comunidade, os moradores poderão receber atendimento médico e orientações de saúde, informações jurídicas sobre direitos e acesso a serviços públicos, acolhimento psicológico, orientações farmacêuticas e atividades de Educação Física voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida.

De acordo com Tereza Garcês, coordenadora acadêmica da instituição, a proposta vai além da oferta de serviços e busca aproximar os estudantes da realidade das populações atendidas. “Mais do que levar serviços à comunidade, a proposta busca aproximar os estudantes da realidade social das populações atendidas e estimular uma formação profissional integrada. A extensão da Afya Parnaíba tem entre seus objetivos justamente aproximar ensino e pesquisa das demandas sociais, democratizar o conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, ressalta. O Pontes para o Cuidado 2026 é realizado nacionalmente e inclui etapas de preparação, capacitação, atividade de campo e avaliação, totalizando 20 horas de atividades extensionistas.

A ação também dá continuidade a outras iniciativas da Afya voltadas às comunidades ribeirinhas. Em 2024, estudantes e docentes de diferentes unidades participaram da Expedição Rios de Saúde, promovida pela Afya Abaetetuba, no Pará, que levou assistência a moradores de comunidades do Rio Ajuaí. Na ocasião, foram realizados 745 atendimentos médicos e 100 coletas de exames ginecológicos preventivos. Após as atividades na Ilha das Canárias, a equipe deverá iniciar o retorno por volta das 12h30, com embarque para o Porto dos Tatus e posterior deslocamento terrestre até a Afya Faculdade de Parnaíba, com previsão de chegada a partir das 13h.

Fonte: Ícone Comunicação

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.