
O deputado estadual Fábio Novo (PT) anunciou, nesta terça-feira (08/12), que apresentará uma Emenda para impedir à reeleição de deputados à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Nesta manhã, o deputado Themistocles Filho (MDB) será reconduzido pela nona vez ao cargo na Casa.
Fábio Novo relembrou que a mesma discussão acontece na Câmara Federal e no Senado. No último domingo (06), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem disputar a reeleição na mesma legislatura.
Novo defendeu a necessidade de oxigenação no Legislativo piauiense. Porém, fez a crítica de que “faltou coragem”. A chapa que será eleita nesta terça (08) foi um consenso entre os maiores partidos.
“Não temos, infelizmente, uma outra candidatura. Sempre coloquei que tivéssemos uma renovação, mas faltou coragem da Casa. Nada contra o Themistocles, é um bom presidente. Neste pleito não houve nenhum deputado que se dispusesse a ser candidato. Não havendo tem que votar no que tem”, explicou.
Fábio Novo, que já foi candidato à presidência em 2015, avaliou que à reeleição deve acontecer. Por fim, o petista alfinetou: “Vamos ver se conseguimos as assinaturas necessárias aqui”, disse. (Paula Sampaio)