O Piauí Hoje.Com recebeu uma denúncia sobre um problema de falta de água que vem se repetindo continuamente no povoado Olho D’água, no município de Parnaíba. Moradores, incluindo famílias carentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos, estão sofrendo há dias com um problema que aparenta não ter solução, pela quantidade de queixas que já foram apresentadas e que, ainda assim, não resolveram a situação.
A psicóloga Alaniane Freire, que mora e trabalha no povoado, conversou com o Piauí Hoje.Com e contou como a situação tem afetado emocionalmente e financeiramente os moradores da região.
“Hoje, mais uma vez, abri a torneira às 6h13 da manhã, na expectativa de ter água, e não tinha. Eu tive que me deslocar para a zona urbana, para que eu pudesse tomar café juntamente com o meu filho e o meu esposo, que foi trabalhar às 4h da manhã porque não tinha água em casa para lavar nenhuma vasilha. Os meus vizinhos estão se deslocando até a residência de uma senhora que tem um poço para que eles possam lavar suas roupas, fazer sua higiene pessoal”, conta.
Segundo Alaniane, os moradores do povoado estão comprando água mineral para fazer comida e lavar os alimentos, mas nem todos têm boas condições financeiras para comprar água todo dia. Ela afirma que no ano de 2023, o povoado chegou a ficar dias sem água. O Piauí Hoje.Com chegou a publicar denúncia na época.
“Há anos que a gente sofre isso, mas do ano passado para cá, infelizmente, o problema tem se agravado. No mês passado nós chegamos a ficar quase 14 dias sem água”, declara.
Sem água em casa, muitos moradores estão se deslocando por grandes distâncias para pegar água. As escolas chegam a liberar os alunos das aulas pois não têm água para higienizar os banheiros e preparar a alimentação dos alunos. Além disso, as contas de água continuam vindo, às vezes até mais caras do que o normal.
O Piauí Hoje.Com tentou contato com a Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico no estado, mas ainda não obteve resposta.
Confira a denúncia enviada ao Piauí Hoje.Com:
(piauihoje)