Por Rany Veloso
Em Brasília, um encontro na noite desta terça-feira (14), entre o governador Rafael Fonteles e os deputados federais do PT do Piauí rendeu desdobramentos políticos. Durante o jantar de comemoração dos 43 anos do PT, Fonteles orientou que os parlamentares lutem por espaços no governo federal, a exemplo do Banco do Nordeste, Codevasf, FNDE e DNOCS, que são entidades que podem ajudar o estado e aumentar a capilaridade do grupo.
O argumento é que a bancada do Piauí é a maior do PT em termos de proporcionalidade. Dos 10 deputados federais, quatro são do PT, e quando se leva em conta a federação com o PV e PCdoB são cinco, isto é, 50% da bancada na Câmara.
Com a orientação e o fim do Orçamento Secreto, os deputados irão intensificar as idas aos Ministérios que podem lhe render recursos ao estado.