Num total de 252 atendimentos foi realizada sábado último (15), a VII Edição do Projeto Coração Solidário, com diversos serviços de saúde ofertados gratuitamente à população. Foram realizadas: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, eletrocardiograma, detecção de tipo sanguíneo e vacinação contra gripe e hepatite.
A iniciativa acontece sempre duas vezes por ano, em parceria entre os clubes de serviço da cidade como o Rotary Club Parnaíba, Rotary Club Litoral e Rotary Club Igaraçu, além do Lions Clube, das Lojas Maçônicas, PAX União, Colégio Êxito e Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
Os voluntários se reuniram na Fundação Dr. Raul Bacellar, no bairro São José, e contaram com o empenho de profissionais e estudantes da área de saúde da Fahesp/Iesvap.
Uma manhã de embelezamento com o salão Maria Bonita que participou oferecendo corte de cabelo, manicure e pedicure, além da apresentação do Grupo de teatro TACS, com os agentes comunitários de saúde falando sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de um momento de alongamento com equipe do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
O professor do curso de medicina, Márcio Braz Monteiro, fez uma avaliação das etapas que já foram realizadas.
“A sétima etapa do Projeto Coração Solidário foi um sucesso. Geralmente a gente começa o atendimento bem cedinho. Hoje superamos a nossa expectativa. A sétima etapa do coração solidário só vem a somar com as outras e reafirmar que é um evento de sucesso, que conta não só com apoio da faculdade de medicina Fahesp/Iesvap, mas também com os grupos da sociedade da nossa Parnaíba. E também contamos nessa etapa como brinde da prefeitura, por meio da secretaria de saúde, que ofertou as vacinas de gripe e hepatite. Foi maravilhoso, com a participação de muita gente. O evento só cresce”, avaliou.
O presidente da Fundação Raul Bacellar, advogado Renato Bacellar, disse haver ficado satisfeito com mais uma etapa do projeto, que facilita às pessoas o acesso a serviços de saúde. Ele agradeceu a participação de todos, principalmente dos parceiros voluntários.
Projeto que tem trazido para a fundação auto estima aos idosos,oportunidade de participar de inúmeras ações desenvolvidas por esta entidade,dirigida por nosso tão querido Renato Bacelar. Que muito tem feito ao longo dos anos não só pelos idosos,mas também por qualquer pessoa que necessite.