O governador Rafael Fonteles participou da Solenidade de Outorga do Mérito Renascença, que aconteceu em Parnaíba, na noite desta quarta-feira (18), no Porto das Barcas. A honraria foi entregue a 24 personalidades civis e militares que contribuem para o desenvolvimento do Piauí. A homenagem faz parte da programação alusiva ao Dia do Piauí, que este ano completa 201 anos de adesão à independência do Brasil.
Fonteles considera a homenagem como uma retribuição. “Estamos homenageando pessoas, desde as mais simples, do povo, mas que têm histórias belíssimas de contribuição para nosso desenvolvimento, até figuras de fora do Estado que contribuem para este processo”, afirmou.
O procurador-geral do Estado, Francisco Gomes Pierot, foi um dos homenageados na solenidade em Parnaíba. “O sentimento é de grande satisfação, principalmente pelo momento em que o estado do Piauí está vivendo: um momento de transformação, de desenvolvimento. A gente acredita nessa renovação conduzida pelo nosso governador Rafael [Fonteles]”, declarou.
Rafael Fonteles fez questão de ressaltar a representatividade de Parnaíba, como local de entrega da honraria. “Parnaíba foi quem soltou o primeiro grito de Independência e possibilitou que o Piauí se configurasse dentro do território brasileiro. Apesar da independência do 7 de setembro, feita por Dom Pedro às margens do Ipiranga, aqui, o Piauí, ficou ainda sob o domínio português. Então a partir desse grito de independência da Parnaíba, e finalizando com a batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no 13 de março, a gente tem de fato a conquista, pelo nosso próprio povo, da independência do Piauí e da formatação do Brasil do formato que a gente concebe hoje”, disse o governador.
O chefe do Executivo do Piauí reforçou o compromisso de entregar mais infraestrutura para a região parnaibana. “O Governo está entregando obras tão sonhadas, como a nova sede do Corpo de Bombeiros, o reforço efetivo da Polícia Militar e das viaturas da Polícia Militar, a ciclovia, a revitalização da Lagoa do Portinho, como nós anunciamos hoje, uma obra de quase R$ 7 milhões de reais. As obras do Porto e Luís Correia, que faz parte da região metropolitana da Grande Parnaíba. A revitalização do Porto dos Tatus, que fica em Ilha Grande Tudo isso impacta a vida da população”, apontou.