O governador Rafael Fonteles iniciou, nesta terça-feira (12), a agenda no litoral piauiense, onde fará entregas importantes para o desenvolvimento econômico, turístico e educacional do Piauí. A agenda iniciou com a inauguração do Aeroporto de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, importante ferramenta para impulsionar o acesso de turistas e investidores ao litoral.
Executada pela Secretaria de Transportes (Setrans), a obra teve um investimento na ordem de R$ 18.378.241,87, conta com pista de pouso com balizamento noturno de 1.500 m e 23 m de largura, além do terminal de passageiros. A pista tem capacidade de comportar aviões que transportam até 40 passageiros. Foi construída ainda uma estrada que dá acesso ao aeroporto.
O governador Rafael destacou a importância desse equipamento para impulsionar o turismo e a economia da região litorânea. Rafael destacou que os investimentos do Governo irão dobrar nos próximos anos, para ampliar as capacidades turísticas e o desenvolvimento dos empreendedores da cadeia turística. (João Bandeira)
Ccom
Lamentável! Mais um aeroporto do PIAUÍ construído fora do conceito brasileiro de PISTA MÍNIMA REGIONAL que prevê 1.600 x 30m + resistência do piso PCN31 em qualquer novo projeto ou adequação. Sendo, a pista de pouso ideal para atender tanto os turboélices e os jatos regionais é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38 ou superior. Conceitos menores é política errada ou falta de conhecimento do funcionamento do modal.
Será que a SETRANS-Piauí não sabe que a aviação regional/comercial não opera em pistas inferiores a 30m de largura? Porquê então construir 23m na pista de Barra Grande? E que não há nenhuma aeronave com capacidade de 40 passageiros no Brasil? 54 turboélices regionais são de 70 lugares e a aviação sub-regional opera os Caravan de apenas 09 lugares, esses precisam de pistas de 450m de terra, grama ou asfalto mole.