Governador Rafael Fonteles diz que nome para vice será definido em julho

Além disso, o chefe do Palácio de Karnak destacou que em julho de 2026 o nome que irá compor a vaga de vice será definido durante as convenções partidárias. “Então, com muito diálogo, nós iremos apresentar para os partidos as nossas sugestões para que os partidos políticos, de maneira soberana, nas convenções partidárias em julho do ano que vem, definam as chapas majoritárias e proporcionais para a disputa das eleições do ano que vem”, afirmou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1Rafael Fonteles

Rafael Fonteles

Ainda na entrevista, Rafael Fonteles ressaltou que está mantendo cautela quando ao anúncio da vaga de vice, mas pontuou que está dialogando com os partidos de sua base aliada.

“Olha, eu estou evitando falar de temas político-eleitorais para não antecipar esse processo, até porque eu tenho que estar focado, e a sociedade exige isso, focado na administração pública. As eleições são importantes, fazem parte do processo democrático. Claro que os partidos já estão dialogando, já estão adotando as suas estratégias, e eu, como membro partidário, como uma das lideranças que faz parte desse conjunto de partidos que compõe a nossa base aliada, faço parte desse diálogo, desse debate”., declarou.

Anúncio ao PT

O governador Rafael Fonteles já manifestou internamente ao Partido dos Trabalhadores (PT) sua preferência pelo ex- secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, para compor como vice a chapa majoritária nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Francisco Limma (PT).

Segundo o parlamentar, a indicação foi apresentada de forma direta nas instâncias partidárias, dentro da estratégia de antecipar nomes para que possam ser avaliados ao longo do processo político e eleitoral. De acordo com Francisco Limma, a manifestação do governador ocorreu em um ambiente interno de debate do partido, que adota um modelo de discussão transparente entre suas lideranças.

Influência de Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), afirmou que pretende participar diretamente, no âmbito do Partido dos Trabalhadores, da escolha do nome que irá compor a vaga de vice na chapa do governador Rafael Fonteles nas eleições de 2026.

Dias declarou que deseja contribuir para que o partido chegue a um entendimento interno e apresente um projeto de continuidade política no estado. Segundo o ministro, o objetivo é colaborar com o processo conduzido pelo governador em sintonia com as lideranças partidárias, buscando um alinhamento que permita consolidar a decisão sobre o futuro vice.

“Claro [que vou participar]. Nós temos o governador Rafael, que coordena em sintonia com os presidentes de partido e com as direções. Mas, modestamente, quero contribuir para que a gente tenha um entendimento. E, mais importante, apresentar a renovação de um projeto, um projeto que tem dado resultados para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou Wellington Dias. (Caroline Vitorino/Gp1)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.