Governo demora três dias para reconhecer a gravidade em Picos

Dormiu no ponto:

O governo do Piauí só publicou na quinta-feira, 16, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, o decreto que “declara estado de calamidade pública em razão dos graves danos causados pelo evento climático extremo “Tempestades locais/Chuvas intensas” (COBRADE nº 1.3.2.1.4) que assola o município de Picos – PI e da necessidade de adoção de medidas administrativas excepcionais no território afetado.”
Ou seja, dormiu no ponto, porque a enxurrada que causou duas mortes, destruiu casas, ruas e equipamentos públicos aconteceu três dias antes, na madrugada da terça-feira.

Picos após alagamentos

A cidade de Picos submersa

Más condições

A enxurrada em Picos na terça-feira foi antecedida por uma chuva de 160 milímetros no dia 29 de junho – a somente três dias do fim de um mandato e início de outro, o do prefeito Pablo Santos (MDB).
Ou seja, já se haviam estabelecidas as condições para piorar o que já não estava bom.

Os números

Foram atingidas diretamente 27 mil pessoas pela enxurrada, com 600 famílias tendo perdas materiais significativas, três pessoas mortas – duas levadas pela enxurrada, uma por choque elétrico – além de muitos animais perdidos ou mortos.

Dignos de nota

A enxurrada causada por uma chuva de 135 milímetros na terça-feira teve duas instituições dignas de nota: o Corpo de Bombeiros, que com sua unidade local foi capaz de atuar de modo eficiente em socorro às vítimas; e o Exército, que mobilizou homens e veículos do 3º Batalhão de Engenharia e Construção para atuar nas áreas afetadas pela força das águas. (Portalaz)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.