Governo do Piauí beneficia Tabuleiros Litorâneos com projeto de transferência de tecnologia para a fruticultura irrigada

Sérgio Vilela

Chegou a Parnaíba, nesta quarta-feira(8) o Coordenador Estadual das Câmaras Setoriais do Estado, Sérgio Vilela, com o objetivo de iniciar a implantação de um projeto de transferência de tecnologia para a fruticultura irrigada, abrangendo a banana, a acerola e a goiaba, no Projeto de Irrigação nos Tabuleiros Litorâneos.”Esse projeto é realizado pela EMBRAPA, financiado pelo Governo do Estado, através do programa PROPIAUI,  e foi uma demanda da câmera setorial da fruticultura. A ideia é que a gente possa melhorar a qualidade do produto, reduzir custos da produção, adotando tecnologias mais modernas, contribuindo com o melhor desempenho da atividade dos fruticultores”- explicou o coordenador.

Ele informou que nesta quinta será iniciada a visita dos técnicos da EMBRAPA aos produtores do perímetro irrigado e até na sexta-feira serão definidas as unidades  onde serão instaladas as 3 unidades (banana, acerola e goiaba) de transferências de tecnologia.

IMPORTÂNCIA DA EMBRAPA

Na opinião de Sérgio Vilela, a Embrapa nesse momento tem uma importância vital para os Tabuleiros Litorâneos, na medida em que oferece um conjunto de informações tecnológicas, que permite e que guia as decisões do produtores, já que ela  é a maior empresa de pesquisa de de agricultura tropical do mundo.”Sem a orientação dela os produtores teriam mais dificuldade de viabilizar seus negócios, daí essa importância”, pontuou Vilela.

Ele celebrou o fato da Embrapa Meio Norte estar sob nova gestão, buscando o fortalecimento da unidade de Parnaíba, o contrário da gestão anterior. Segundo o coordenador, está descartado o esvaziamento do órgão no município, embora não se saiba se é possível  ao órgão voltar à dimensão que era antes. “Mas há uma decisão da atual chefia de manter a unidade funcionando, com os funcionários em seus lugares e, claro, reforçando algumas áreas estratégicas”.

O produtor irrigante dos Tabuleiros Josenilto Lacerda recepcionou Sérgio Vilela

Sérgio Vilela disse ainda que o Governo do Estado está ofertando mudas de açaí para que se possa implantar comercialmente esta atividade da produção do açaí nos Tabuleiros Litorâneos. “Isso é muito importante porque o açaí é um produto de consumo universal, , não falta mercado, já está testado nos tabuleiros litorâneos, com grande produtividade e com um excelente resultado. E o governador Wellington Dias decidiu adquirir aproximadamente 70 mil mudas, nesse primeiros momento, para distribuir com alguns produtores. Vai ser um novo negócio, uma nova alternativa de geração de renda e a gente está muito animado com essa possibilidade”, destacou.

Para o produtor e irrigante dos Tabuleiros, Josenilto Lacerda, “a importância disso tudo é muito grande, porque vai fazer com que a gente dê uma nova mexida dentro dos tabuleiros litorâneos, com uma nova atividade,  com apoio, que é necessário, e precisamos de mais apoio, sem dúvida. Mas isso será um divisor de águas, com certeza na história dos Tabuleiros Litorâneos,  assim como foi a acerola” – comemorou Josenilto.

Sérgio Vilela falou com exclusividade ao Blog do B. Silva

Ele explicou ainda que foi feita uma demanda, através da Câmara Setorial, na pessoa do Sérgio Vilela, como coordenador, para a aquisição dessas mudas, a fim de  viabilizar o projeto junto a 36 produtores a serem beneficiados. “Essa ajuda do governo do  Estado é muito importante, assim como foi a acerola, que as primeiras mudas  há 16 anos, foram compradas pelo governo estadual e acerola hoje ainda gera cerca de 600 empregos diretos aqui nos Tabuleiros”- finalizou..

Deixe uma resposta