Estudantes de Parnaíba são beneficiadas com programa de acesso à higiene íntima

A presença das estudantes na escola tem importância indiscutível. Diante disso, as alunas da rede estadual passam a ser beneficiadas com o Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima. Uma realidade que já afastou muitas estudantes da escola, por falta de recurso como a posse do próprio absorvente e de orientações. Na manhã desta quarta-feira (08/12), a escola Edison Cunha recebeu a intervenção do programa de Higiene Íntima.

“Além da entrega dos absorventes, a escola oferece palestras, momento com um profissional da saúde para que elas possam ter um esclarecimento; não só receber o absorvente, mas sim ter um esclarecimento melhor da saúde intima da mulher”, esclareceu Jassiara Veras, diretora da escola Edison Cunha.

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí com a Secretária de Estado da Educação. Todas as escolas da rede pública estadual serão contempladas e a distribuição dos insumos terá como base o Censo Escolar. A entrega dos absorventes será mensal. O objetivo pretendido é garantir que as adolescentes possam saber lhe dar com a higiene íntima e ainda vão ganhar os absorvestes como apoio para manutenção das estudantes na sala de aula.

“A mulher passa por diversas fases da vida e falar nesse momento crucial em que elas estão na puberdade, no início da adolescência, isso é extremamente importante para as demais fases da vida e para que elas entendam a importância, não só da higiene íntima, mas do cuidado geral dentro da sua totalidade da saúde da mulher”, explicou a enfermeira e professora Civana Meireles.(Daniel Santos)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.