Alguém disse um dia, talvez Nelson Rodrigues, que “toda unanimidade é burra”. Rigorosamente está provado que isso é verdade, principalmente em se tratando de gestões públicas, onde quase nenhuma oposição existe. É o caso, por exemplo, dos governos do Piaui e da Parnaíba.
No Governo do Piauí, dos 30 deputados existentes na Assembléia, apenas 3 fazem oposição ao esquema dominante. São eles: Marden Meneses, Firmino Filho e Luciano Nunes, todos do PSDB.
Em Parnaíba, na Câmara Municipal, o prefeito José Hamilton sempre teve a unanimidade dos 11 vereadores, embora hoje exista o vereador Fernando Gomes, do PC do B, fazendo algum tipo de oposição.
Até que ponto isso é bom para o gestor? É como se não houvesse erro algum na administração. E todos sabem que ninguém acerta tudo à toda hora.
A oposição, feita com decência e de forma competente, fortalece a democracia, o que não vem ocorrendo com alguns setores da imprensa, com relação à administração municipal.A oposição feita na TV Delta, por exemplo, contra a autoridade municipal, é um linchamento moral.
Com relação ao Estado, todos querem ser governos e pendurar parentes e aderentes nas tetas do governos.E aja dinheiro para pagar desocupados.
No município, os vereadores brigam por portarias para abrigarem os seus. Em que isso soma para o engradecimento da cidade?
Se eventualmente algum vereador é eleito pela oposição em Parnaíba, logo logo ele dar um jeito para passar para o lado do prefeito. E se alguém fica na oposição, é isolado e passa a ser ignorado pelos demais companheiros de casa.Enfim, é um problema.
Como mudar isso? Algo precisa ser feito.Vamos meditar sobre o tema?!
