Governo trabalha para produzir energia limpa no Piauí

          
          USINA EÓLICA PEDRA DO SAL
     O governo quer o Piauí gerando energia limpa, de qualidade, para que possa impulsionar seu desenvolvimento. Projetos estão sendo trabalhados para garantir os investimentos necessários à construção de hidrelétricas, energia solar e eólica, em condições que possam suprir as necessidades do Estado, desde o setor industrial ao próprio uso doméstico.
     O gás natural também está entre as prioridades do governo. Entre as barragens previstas três das cinco programadas para o rio Parnaíba já se encontram em fase de leilão para posterior licitação – Palmeirais, Floriano e Uruçuí. Também foi decidida, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a pedido do governador Wilson Martins, a perfuração de um poço de R$ 50 milhões para exploração de gás natural do lado piauiense da bacia do Parnaíba, enquanto as multinacionais Abengoa Brasil e Befesa anunciam investimentos para a produção de energia solar.
    O Piauí é hoje um dos estados brasileiros que já produz energia a partir do vento, através do Parque Eólico da praia Pedra do Sal, e que pretende ampliar sua experiência no setor. O do parque do litoral ocupa uma área de 434 hectares e sua ampliação encontra-se em fase de projeto, bem como a implantação de outra usina eólica no município de Paulistana, esta última com possibilidade de ser incluída nos próximos leilões do governo federal. O programa de produção de energia eólica recebe apoio do governo federal, através do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfra), que garante a compra de toda energia produzida no local por um período de vinte anos.

por Paula Danielle

Foto: Francisco Gildásio(Ccom)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.