A deputada destacou a importância histórica da escolha de Parnaíba para sediar a celebração. “Trazer a Assembleia e o sinal da TV Alepi para Parnaíba vai além de um gesto simbólico, é uma mensagem clara: o litoral do Piauí tem voz, importância e protagonismo. Nosso estado não se constrói apenas do centro para as margens, mas a partir de cada canto, com a força e a esperança de cada piauiense”, afirmou.
Durante seu discurso, a deputada também fez uma fala emocionada sobre suas raízes e o compromisso com sua terra natal: “Parnaíba não é só o lugar onde eu nasci. É o chão que moldou quem eu sou. Daqui sou filha. Aqui, aprendi a ser uma mulher forte, grata, fiel… aprendi a ser justa, amar o povo e ter fé em Deus. Vi minha família lutar com coragem… e aprendi com meus pais Mão Santa e Adalgisa, que política é uma missão de servir. E foi nesse berço de história, fé e tradição, que nasceu o meu compromisso de servir a nossa terra”, declarou.
O ponto alto da solenidade foi a entrega da Medalha Mérito Legislativo ao ex-governador e ex-deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito Mão Santa, um dos grandes nomes da política piauiense e nacional. Conhecido por sua trajetória marcada pelo compromisso, autenticidade e defesa do povo, Mão Santa é considerado um dos maiores ícones da política brasileira, tendo deixado sua marca tanto no parlamento estadual quanto no Senado, no Executivo e município.
A homenagem foi entregue pela deputada Gracinha Mão Santa e recebida por Cassandra Moraes Sousa, que o representou Mão Santa no evento. Em um momento de emoção, Cassandra agradeceu a honraria em nome da família e ressaltou o legado do pai, que atravessa gerações e continua inspirando a vida pública no Piauí e no Brasil.