
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (25), a deputada Gracinha Mão Santa (MDB) reforçou a necessidade de avanço do Projeto de Lei Ordinária (PLO) que institui a Política Estadual de Atenção Integral à saúde da mulher com endometriose, de sua autoria.
Na ocasião, ela relembrou a roda de conversa realizada na mesma manhã sobre o tema e a contribuição de profissionais especializados e pacientes no aprimoramento do projeto. Para a parlamentar, a consolidação da política pública requer respaldo técnico e conhecer as vivências das pessoas que lidam com a endometriose.

“Estamos desenvolvendo e melhorando o projeto. No Piauí, cerca de 80 mil mulheres sofrem com dores crônicas. Inspiramos-nos em leis existentes no Ceará e no Rio Grande do Norte, mas também pedimos auxílio a dois grandes médicos de nossa cidade, além da realização da roda de conversa com especialistas da área, para que façamos um projeto que efetivamente minimize o sofrimento dessas mulheres”, declarou.
Gracinha Mão Santa ainda agradeceu à presença do governador Rafael Fonteles na entrega de obras na Planície Litorânea, pontuando que algumas delas foram solicitadas pela parlamentar.

Críticas à gestão de Parnaíba
A deputada também discursou no grande expediente, fazendo duras críticas ao prefeito de Parnaíba, apontando problemas com a limpeza urbana, manutenção de espaços públicos e funcionamento das unidades básicas de saúde.
Gracinha ainda denunciou tentativas de intimidação promovidas pelo prefeito. “A gente pede a Deus que esse menino entenda que ser prefeito não é ser tirano, ameaçar os menores, perseguir ambulantes, camelôs, concessionários, servidor público. […] Perdeu a oportunidade de ser um grande prefeito. A cidade está abandonada, quebrada, deteriorada, suja, imunda”, lamentou.
Fonte/Créditos: Alepi