O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) criticou a aprovação, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), do projeto do Governo do Estado que cria duas novas secretarias e reestrutura parte da administração estadual. O parlamentar classificou a medida como um “aumento desnecessário da máquina pública” e apontou motivações políticas na proposta.

Gustavo Neiva critica criação de novas secretarias e cobra transparência sobre empréstimos no Piauí
Na semana passada, os deputados aprovaram, por 19 votos a 2, a mensagem do Executivo que cria a Secretaria do Trabalho e Emprego e transforma a Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM) em Secretaria de Estado da Comunicação. O projeto também altera o nome da Secretaria de Assistência Social, que passa a se chamar Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O texto segue agora para sanção do governador Rafael Fonteles. a criação de novas pastas vai na contramão do que o estado precisa.
“Se cria uma nova estrutura, aumenta a despesa, aumenta o gasto, quando na verdade nós temos é que reduzir a máquina. A máquina já é muito inchada, já é muito grande, já gasta demais. Então nós somos a favor da redução da máquina administrativa, até porque nós sabemos que as secretarias no estado do Piauí, todas fazem tudo. Não precisa de mais secretarias”, afirmou o deputado ao PortalODia.com.
O parlamentar também questionou a real finalidade das mudanças.
“Por outro lado, também a gente vê se pelo menos essa secretaria fosse criada para desenvolver uma política social, mas na realidade o que a gente vê é que se cria uma nova secretaria para acomodação política. Uma pessoa que é o ex-presidente da Agespisa, a Agespisa foi privatizada, e cria-se um novo espaço governamental para acomodação política. Então nós somos radicalmente contra a criação de aumento da máquina”, criticou.
Além da estrutura administrativa, Neiva também defendeu a redução da carga tributária no estado.
“Também somos favoráveis à redução tanto da máquina como também da carga tributária. Hoje o Piauí é um dos estados que a carga tributária é muito elevada, e isso pesa no bolso da população do estado do Piauí. Então, somos contra o aumento da máquina, como também somos favoráveis à redução da carga tributária”, relatou.

Gustavo Neiva, deputado estadual
Falta de transparência em empréstimos
Durante a entrevista, o parlamentar também cobrou mais transparência na gestão dos empréstimos firmados pelo Governo do Estado. Segundo ele, há resistência do Executivo em divulgar informações solicitadas por parlamentares e pela imprensa. Para o deputado, é dever do Governo explicar à sociedade como os recursos estão sendo utilizados.
“Um colega da imprensa publicou que solicitou, via lei de acesso, às informações sobre a utilização desses recursos do empréstimo. E essa informação não lhe foi repassada até o momento. Claro que é importante, todos nós, não só nós parlamentares, mas toda a população do estado quer saber onde está sendo utilizado esses recursos. Até porque quem vai pagar isso com juros e correção monetária é a população. Então, nada mais justo do que a transparência e a clareza de onde estão sendo utilizados esses recursos”, finalizou.