O deputado Henrique Pires (MDB) criticou a postura do PT na procura por novos nomes que vão disputar as eleições proporcionais em 2026. A legenda estaria cooptando pré-candidatos ligados ao MDB.
Na manhã desta terça-feira (11/11), o parlamentar foi questionado sobre as críticas, mas evitou falar sobre o assunto que é inegavelmente polêmico. Nos bastidores da política piauiense, três nomes foram citados para uma possível ida para o PT: Ziza Carvalho, Vanessa Tapety e coronel Carlos Augusto.

Atritos na base
As tentativas podem ser um “troco” pelas investidas de Georgiano Neto (MDB), um dos principais articuladores da coligação cruzada MDB/PSD. O presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, chegou a afirmar, em maio deste ano, que a invasão de bases poderia prejudicar a eleição do pai de Georgiano, deputado federal Júlio César (PSD), ao Senado.
Caso a situação não mude até o ano da eleição, o MDB pode se unir aos partidos menores da base, na insatisfação com as diretrizes do Governo do Piauí. Além disso, a oposição já toma forma com três pré-candidatos ao Governo Margarete Coelho (PP), Toni Rodrigues (PL) e Mainha (Podemos). (Guilherme Freire)