Prefeito Herbert Silva
O prefeito de Ilha Grande do Piauí, Herbert Silva, recebeu em seu gabinete a reportagem do Blog do B. Silva, na manhã da última quarta-feira (01), quando falou sobre os 6 anos de sua administração (inicia o 3º ano – 2º mandato) na Ilha, destacando aspectos dos setores saúde, educação e infraestrutura, dentre outros.
Na avaliação de Herbert Silva a maior obra desses 6 anos à frente da administração de Ilha Grande foi a moralização da gestão pública e o equilíbrio financeiro das contas. “Nunca atrasamos os salários e estamos em dia com nossa folha. Posso dizer que estamos conseguindo manter o equilíbrio nas contas da prefeitura, embora muitos digam que isso é obrigação. Mas muitos Estados e municípios não estão conseguindo fazer isso”, disse.
Outro ponto que o Prefeito falou foi sobre a finalização dos serviços do sistema de esgotamento sanitário da cidade. “O sistema de esgotamento, depois de 6 anos de espera, está funcionando este ano e fazendo uma cobertura de 80% das residências do município. A Agespisa está cobrando agora a taxa de esgoto, depois do serviço realizado. Foi um pedido feito pela prefeitura no mês de junho do ano passado, porque estavam querendo cobrar antes e achamos injusto cobrar algo que não estava concluído”, frisou.
Recursos
Sobre parcerias e recursos para o município o prefeito disse que “o governo do estado, que é nosso principal parceiro, está nos devendo. O governador Wellington Dias falou que em 2019 vai cumprir realmente os compromissos que ele assumiu comigo. Eu tenho feito um apelo ao governador e esperamos que ele olhe com bons olhos para esse município, que deu 68% de votos válidos na última eleição. Umas das obras é Porto dos Tatus que foi prometido, principalmente porque aqui é entrada do Delta”.
O prefeito disse que, com relação ao turismo, o município está fazendo sua parte,”conseguindo fazer a regulamentação de todas as ações do turismo. Estamos regulamentando o voucher (comprova o pagamento e o direito a um serviço ou a um produto ), para ser cobrado a partir de março. E conseguimos uma coisa que poucas cidades têm, que é em relação aos dejetos dos barcos. Desde dezembro do ano passado todos os barcos têm sua captação própria e não jogam dejetos no rio. Era uma reclamação muito grande da população e hoje somos a única cidade do Brasil que realiza esse feito”.
Ponte Simplício Dias
Sobre a não conclusão da ponte Simplício Dias ele disse que isso interfere muito na vida das pessoas, principalmente neste período de férias, provocando atrasos nos deslocamentos para Parnaíba e vice-versa. “Graças a Deus o governo está dando continuidade e a promessa é que até o final de janeiro esteja tudo organizado”
O prefeito disse ainda que calçamentos tem sido o maior pedido da população junto à prefeitura. “Tem muitos bairros com calçamento ainda de areia pura e tem sido uma reivindicação constante. Conseguimos algumas emendas por meio do ex-deputado federal Heráclito Fortes, mas, infelizmente no início de janeiro, descobrimos que houve o cancelamento das emendas pelo Governo Federal e consegui salvar apenas 30% dos recursos. O deputado perdeu a eleição e não conseguir reverter o cancelamento das emendas. A população de Ilha Grande e nem Parnaíba não ouviu e nem entendeu nosso apelo, para elegermos o Heráclito Fortes, que perdeu.
Saúde
O prefeito destaca os avanços no setor saúde, segundo o qual está funcionando muito bem, “porque contamos com o apoio do nosso deputado estadual Dr. Hélio, que é médico e tem dado uma assistência muito boa. Não está faltando nada. Quando eu assumi só tinha uma ambulância muito pequena, que eu chamava “o carro do pão” e hoje já estou adquirindo a terceira. É realmente é um setor que funciona bem”. Quanto a educação, ele afirma que está funcionando de forma razoável. “Mudamos o secretário de educação este ano e estamos fazendo uma reestruturação. Espero que este ano a educação vá dá um salto bem significante dentro do município”.
Aniversário da cidade de Ilha Grande
No próximo dia 26 o município estará comemorando 25 anos de emancipação política. Herbert disse que não pretendia fazer festas para conter gastos. Mas sua assessoria está elaborando uma programação para aquele dia. “Será uma coisa simples, para comemoramos o aniversário da cidade. Vamos realizar uma maratona, uma ação social que vereadora Cristiane Santos vai trazer, por meio da Secretaria de Segurança Pública, com emissão de carteiras de identidade, além outras ações na área da saúde. Uma comemoração simples, pois temos que esperar o que virá do governo federal. Temos que ter cautela”.
Entrevista a Bernardo Silva e Camila Neto
Fotos:Camila Neto


