Historiador diz que no Piauí o PT faz um governo de direita

Legenda de direita 

Em entrevista à revista de esquerda Fórum, o historiador pernambucano Jones Manoel Silva, cujo canal no Youtube tem 300 mil inscritos, disse que no Piauí o Partido dos Trabalhadores governa como uma legenda de direita.
No entendimento dele, o PT lidera “um governo reacionário”, permitindo que o Piauí seja “um dos estados que tem avançado produção de soja, desmatamento, degradação de biomas, desertificação, poluição de rios”.
Para Jones, a ação do governo do PT no Piauí “é uma tragédia”, sendo “um governo ruim, direitista, liberal”, em torno do qual “cria-se um pacto de silêncio”.

Foto: ReproduçãoJonas Manoel e o “raio x” da mudança do PT para a direita (foto Março Zero)

Jonas Manoel e o “raio x” da mudança do PT para a direita 

Mídia independente

No entendimento do historiador e youtuber, é importante que meios de mídia independentes são importantes para denunciar ações de um governo do PT que administra com ideias neoliberais que levam à privatização da empresa estatal de saneamento, a Agespisa, e a mudanças na política ambiental do estado.
Esses dois processos considerados como ações próprias de partidos de direita, têm sido mais percebidos em razão de uma articulação da mídia independente nordestina. 

Jones coleciona desafetos

Com um histórico de polemicas, o historiador que enxerga o PT no Piauí como líder de um governo de direita, é um colecionador de desafetos.
Ele ataca o PT em razão das defesas (tímidas) que o governo Lula faz da austeridade fiscal; critica Fernando Gabeira, 
Candidato a governador de Pernambuco pelo PCB, em 2022, Jones foi expulso do partido no ano seguinte.

Mídia convencional

Se meios que se consideram independentes e progressistas enxergaram uma guinada à direita de governantes de esquerda no Nordeste, como sublinhou Jones na revista Fórum, a mesma percepção teve o jornal Folha de São Paulo.
Vista como conservadora pela esquerda e como esquerdista pela direita, a Folha anunciou em 15 de janeiro do ano passado que no Maranhão, Bahia e Piauí, governadores do PT e PCdoB que viraram ministros de Lula tiveram recordes de desmatamento no cerrado durante seus governos (2015-2022).

Vem de longe

O PT venceu a eleição no Piauí pela primeira vez em 2002 com ajuda de velhas raposas conservadoras ou reacionárias da política local.
No período de 20 anos foi ficando mais com a cara dos antigos adversários com os quais se aliou que com o partido cheio de tendências e ideias revolucionárias.

A direita em casa

Em 2022, em vez de somente se aliar a políticos abrigados em partidos à sua direita, o PT do Piauí filiou deputados estaduais oriundos de partidos como o PFL, o PP e o PL de Jair Bolsonaro, como foi o caso de Janaina Marques, Hélio Isaías, Gustavo Xavier e Firmino Paulo.

Foto: DivulgaçãoJanaína Marques e Hélio Isaías, de partidos conservadores, hoje no PT

Janaína Marques e Hélio Isaías, de partidos conservadores, hoje no PT

Tucano vermelho

Mesmo o candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fabio Novo, tem uma origem na banda mais à direita do partido no Piauí. Novo foi filiado ao PSDB. (Portalaz)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.