Hospital M. Basto apresenta aos municípios das regiões dos Cocais e Litorânea o Projeto Oncologia Itinerante

No decorrer da última semana o Hospital Marques Basto apresentou o Projeto Oncologia Itinerante para a Comissão Intergestora Regional da Planície Litorânea e da Região dos Cocais. O projeto foi apresentado pelo Presidente do Hospital, Mirocles Campos Veras Neto acompanhado de colaboradores do hospital responsáveis pelos setores de Assistência, Oncologia e Psicossocial.

Participaram das reuniões além da Comissão Intergestora Regional, o prefeito municipal de Capitão de Campos Tim Medeiros, a secretária de saúde do município Thaís Muniz e demais secretários municipais de Saúde dos municípios do Território de Cocais e Planície Litorânea ,Rodrigo Martins, diretor da DUCARA, e Murilo Sotero, Coordenador do território de Cocais e equipe da CECARA de Parnaíba, também participaram da reunião. 

O projeto tem ações voltadas à prevenção e combate ao câncer atuando na educação, rastreio, detecção precoce e tratamento e reforçando a lei dos 60 dias que garante ao paciente o direito de iniciar o tratamento ao câncer em no máximo 60 dias após o diagnóstico. 

“A equipe do hospital vai realizar capacitação das equipes multiprofissionais dos municípios das regiões da Planície Litorânea e Dos Cocais para o rastreamento da população alvo, oferecerá exames de diagnóstico para os pacientes atendidos garantindo o acompanhamento e o tratamento dos pacientes diagnosticados com neoplasia maligna”, explicou Mirocles, presidente do Hospital.

O Projeto tem 5 etapas a começar com sua apresentação, seguido dos treinamentos das equipes, posteriormente atendimento clínico pelo médico responsável pela triagem oncológica, realização de exames e por fim avaliação e início de tratamento para os pacientes com diagnóstico de câncer.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.