Hospital São Marcos ameaça cancelar atendimento a pacientes com câncer por falta de repasses

O Hospital São Marcos, referência no Piauí no tratamento contra o câncer, ameaça cancelar atendimento a pacientes devido a falta de recursos. De acordo com a diretoria do hospital, parte dos repasses estão atrasados e não tem previsão de novos contratos que regularizem a situação.

Hospital São Marcos, em Teresina (Foto: Divulgação / São Marcos)

Segundo Joaquim Almeida, diretor do Hospital São Marcos, apenas parte dos recursos – de origem federal – é feita. Ele cobra uma participação do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina

“Nós conseguimos um contrato durante quatro meses e esse contrato está findando agora no dia 30 de abril. Nós não temos nenhuma segurança que esse contrato seja refeito”, disse.

“Temos um déficit em torno de R$2,2 milhões por mês e a Associação não tem condições de bancar. Temos que entender que o SUS é tripartite (União, Estado e Município) e nós só recebemos a verba do Governo Federal. Pedimos a complementação tanto por parte da prefeitura quanto por parte do Estado.”, falou Joaquim.

O diretor ainda alerta que, caso a situação não resolva, podemos ver uma tragédia nacional: “Se não tivermos uma consciência por parte dos nossos gestores do que está acontecendo, nós vamos ter umas tragédia dentro do Estado do Piauí e vai se estender para todo o Brasil”.(Vítor Costa)

Deixe uma resposta