ICMBIO PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL DOS SISAR’s

O Governo do Estado do Ceará realizou entre os dias 24 e 26 de maio o VIII Seminário de Gestão dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural – SISAR’s e o I Encontro Nacional de Gestores Comunitário de Água, em Guaraciaba do Norte.
O SISAR é um programa desenvolvido a partir de parceria inicial do Estado do Ceará, através da Companhia de Água e Esgoto Estado do Ceará (CAGECE), com o Banco alemão KREDITANSTALT fur WIEDERAUFBAU (KfW). Foi estabelecido formalmente em janeiro de 1996, na bacia dos rios Acaraú e Coreaú, para atender a comunidades rurais até então sem acesso a água tratada. Nesse modelo, o poder público se responsabiliza pelo provimento da estrutura física dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e a comunidade local cuida da manutenção e da operação dos mesmos, para torná-los mais eficientes e sustentáveis.
Representando a Coordenação Regional do ICMBio em Parnaíba, Fernando Gomes apresentou o painel: “Sustentabilidade e Educação Ambiental – APA Serra da Ibiapaba” enfocando a importância da conservação da biodiversidade no contexto da grave crise hídrica que vivemos.
“O Ceará está muito à frente da gestão dos recursos hídricos, em nível nacional é destaque, a despeito de ser um dos estados brasileiros que mais sofre com a falta de água. Fiquei encantado com o SISAR, pois ele beneficia pequenas comunidades garantindo o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas de abastecimento de água de forma autossustentável. É a gestão compartilhada”, ressaltou Fernando Gomes.

Deixe uma resposta