Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por cometer algum tipo de irregularidade na venda dos produtos.
Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por cometer algum tipo de irregularidade. O material foi recolhido e levado para o depósito do setor da Qualidade, na sede do Imepi.
Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o alto índice de material apreendido é resultado da intensificação de fiscalizações no interior do Piauí.
“Diariamente nossos fiscais estão nas ruas da capital e do interior do Piauí para combater o uso de produtos falsificados e proteger o consumidor. Temos encontrado um número elevado de materiais irregulares e que podem causar prejuízo no bolso e na saúde da população. Por exemplo, um pneu irregular pode ocasionar um acidente grave no trânsito, um cabo e fio elétrico pirata pode gerar um curto-circuito em uma casa, além de aumentar a tarifa de energia da residência. Diante dessas situações, temos intensificado nosso trabalho para levar mais segurança ao consumidor”, ressalta.
Ao ser constatada a irregularidade, o comerciante e o fabricante recebem auto de infração e podem pegar uma multa que varia entre R$ 100 a 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, reincidência e nível de violação.(Isabella Monteiro)