Imepi Itinerante passa por Parnaíba e encontra fraudes em combustíveis e balanças

A cidade de Parnaíba recebeu a segunda edição do Imepi Itinerante, uma ação conjunta do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí com o Procon e a Secretaria de Segurança Pública. A fiscalização ocorreu entre os dias 28 de julho e 1º de agosto e envolveu também os municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes. No total, foram vistoriadas 580 empresas e encontradas diversas irregularidades, como dez bombas de combustível que retiravam 2 litros a cada 20 abastecidos, além de balanças falsificadas, pneus remoldados ilegais e produtos elétricos fora do padrão.

Durante a operação, o Imepi também ofereceu serviços gratuitos como aferição de taxímetros e equipamentos de saúde, palestras para comerciantes e renegociação de dívidas. O Procon levou o caminhão de atendimento para orientar a população sobre problemas com energia, água, empréstimos, cartão de crédito e compras online. A equipe jurídica do órgão também esteve presente, oferecendo suporte e tirando dúvidas dos consumidores.

Parnaíba foi destaque nesta segunda edição, que será levada a outros municípios do interior. O objetivo do projeto é aproximar os serviços do Imepi da população e garantir a qualidade dos produtos e serviços comercializados. Produtos irregulares foram retirados de circulação e os estabelecimentos autuados podem receber multas que chegam a R$ 1,5 milhão. A população pode continuar denunciando irregularidades de forma anônima por meio do aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 99456-1921. (Daniel Santos)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.