O Governo do Piauí deve confirmar o reajuste de 22,22% no piso dos professores, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), o que representará um impacto mensal de R$ 9.813,706,62. Atualmente é pago aos professores estaduais com carga horária de 40 horas o piso de R$ 1.187,08.
De acordo com secretário de Educação, Átila Lira, a implantação do piso no Estado seguirá as diretrizes da política da educação nacional, onde o índice representa a variação no valor mínimo de investimento por aluno do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2011 e 2012.
“Assim como o ministro Mercadante, também concordamos que a questão do salário do professor não é apenas trabalhista, mas uma questão de valorização da categoria. No entanto, a implantação será progressiva e segura”, afirma o secretário Átila.
Cláudia Bezerra
Implantação do piso dos professores no Piauí segue política nacional
O Governo do Estado se reunirá, na próxima terça-feira(6), às 10h, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI, para findar com as negociações da greve e viabilizar a implantação estabelecida pelo Piso Nacional dos Trabalhadores. A reunião acontecerá na sede da Secretaria de Administração.