INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA PICOS NO PERÍODO DE 1 a 30/06.
(Inscrições prorrogadas até 07/07)

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA PARNAÍBA NO PERÍODO DE 1 a 31/07
O curso A ANÁLISE DO DISCURSO E A BUSCA DOS SENTIDOS terá carga horária de 40h e será ministrado pelo Prof. Dr. João Benvindo de Moura, docente da Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFPI e pós-doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG. O valor da inscrição é R$ 50,00. No primeiro dia de aula, o participante receberá gratuitamente um exemplar do último livro publicado pelo NEPAD “Sentidos em disputa: discursos em funcionamento”. Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do e-mail: nepadufpi@gmail.com

Em Picos, o curso será realizado no auditório Severo Eulálio, no campus da UFPI. A parte presencial (20h) acontecerá no período de 17 a 21/07 de 2017, das 14 às 18h. A carga horária à distância (20h) acontecerá entre 22/07 e 22/08 de 2017, período no qual serão feitos exercícios de análise.
Em Parnaíba, o curso será realizado no miniauditório do campus da UESPI. A parte presencial (20h) acontecerá no período de 21 a 25 de agosto de 2017, das 18 às 22h. A carga horária à distância (20h) acontecerá entre 26/08 e 26/09 de 2017, período no qual serão feitos exercícios de análise.
CONTEÚDOS:

  • Percurso histórico do surgimento da Análise do Discurso; Influências do estruturalismo, marxismo e psicanálise. As contribuições de Zellig Harris, Lacan, Michel Pêcheux, Michel Foucault e Mikhail Bakhtin.
  • A Análise do Discurso de linha francesa: condições de produção, interdiscurso, relações de força, relações de sentidos, antecipação: formações imaginárias, ideologia e sujeito. As relações entre texto, discurso, enunciação, pragmática e argumentação. Intertextualidade x interdiscursividade.
  • Teorias contemporâneas vinculadas à Análise do Discurso de linha francesa: A Semiolinguística de Patrick Charaudeau. As noções de cenografia, incorporação e paratopia em Dominique Maingueneau. A análise argumentativa do discurso feita por Ruth Amossy. Retórica e Análise do Discurso.
  • A Análise de Discurso Crítica (ADC). O discurso como prática social e as contribuições de Norman Fairclough. Texto, prática discursiva e prática social. Van Dijk e as relações entre discurso e poder.
  • A presença da Análise do Discurso nos livros didáticos, no ensino de línguas, nas ciências humanas e sociais, na educação e na comunicação. Sua influência na Psicologia, no Direito, na Pedagogia, na História, na Administração, no Serviço Social, dentre outras áreas. A Análise do Discurso nos Programas de Pós-Graduação da UFPI, UESPI e de outras universidades brasileiras.
  • Exercícios de análise: obras literárias, literatura de cordel, campanhas publicitárias, peças jurídicas, notícias da mídia, redações do ENEM, shows de humor, letras de músicas, filmes, discursos políticos e religiosos etc.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.