Instituto de Identificação de Parnaíba passa por reforma para ampliar emissão de carteiras digitais

A equipe do Governo do Estado do Piauí visitou, nesta sexta-feira (16), as obras de reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba. A obra, orçada em R$ 600 mil, garante o acesso à identidade digital. A meta é universalizar o serviço em todos os municípios até 2026, alcançando 100% da população.  

Em Parnaíba, enquanto ocorre a reforma, os atendimentos estão acontecendo na Escola Joaz Rabelo de Sousa. Em todo o Piauí, somente em 2024, foram emitidas 52 mil carteiras, o que já supera a meta do ano passado. Hoje, 22% da população piauiense conta com a carteira de identidade digital, com proposta de chegar a 30% até o final do ano e a 100% até 2026.

Marcelo Noleto, secretário de Governo, destaca que o Instituto garante que, com o documento, o cidadão tenha acesso a vários direitos. “Este é um espaço adequado para a cidadania. Se antes era uma obrigação a gente ter que tirar uma identidade, hoje é com prazer que os cidadãos e cidadãs acessam a vários serviços da União, dos estados e dos municípios a partir da identidade digital”, considera.

Para Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, a requalificação da infraestrutura na capital e no interior deu um salto de qualidade para o serviço. “O governador Rafael Fontes e o secretário Chico Lucas queriam que o Instituto se aproximasse mais da população, chegasse mais perto de quem mais precisa. Então, por conta disso, nós ampliamos o horário de funcionamento, o serviço social, as ações sociais nos municípios, nos bairros, como também nas visitas domiciliares, de modo que conseguimos triplicar o atendimento aqui no posto e conseguimos aumentar o número de carteiras emitidas”, revela.(encarando)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.