Objetivo dessa iniciativa é reforçar a segurança e o acolhimento de mulheres em situações de vulnerabilidade.
O objetivo dessa iniciativa é reforçar a segurança e o acolhimento de mulheres em situações de vulnerabilidade, com foco em ambientes como bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos em Luís Correia, Cajueiro da Praia e Parnaíba.
A qualificação foi realizada no Sesc Praia e contou com a participação de aproximadamente 20 estabelecimentos comerciais. O protocolo orienta esses locais a adotar medidas específicas para atender e proteger mulheres que se sintam ameaçadas ou em perigo.
Entre as ações sugeridas estão a capacitação de funcionários para reconhecer sinais de abuso ou desconforto, além do treinamento para oferecer uma resposta rápida, que inclua o encaminhamento das vítimas a locais seguros e o acionamento das autoridades competentes.
Paula Moura, gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis, destacou que os estabelecimentos podem aderir voluntariamente ao protocolo, fortalecendo a rede de proteção às mulheres.
“Estabelecimentos comerciais interessados em aderir ao protocolo podem entrar em contato pelo e-mail: eimermãnãosecalepiaui@gmail.com. Após o contato, providenciaremos a qualificação necessária”, explicou Paula Moura.
Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo no combate à violência de gênero, buscando criar uma rede de apoio que incentive denúncias e garanta a proteção das vítimas de assédio e outras formas de violência.(Lupa1)